sexta-feira, 1 de julho de 2011

Os novos sítios do Património Mundial

Berlengas e Santana classificadas pela UNESCO
As Berlengas e o concelho de Santana, na Madeira, foram classificados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), como Reserva Mundial da Biosfera. Com estas novas classificações Portugal passa a ter sete Reservas da Biosfera. O anúncio foi feito na reunião anual do Comité da UNESCO, esta quarta-feira, em Dresden, na Alemanha.
A Reserva Mundial da Biosfera é uma classificação atribuída pela UNESCO a sítios do planeta inabitados ou não por humanos, mas onde a presença do homem já se tenha verificado, e mesmo assim tenham respeitado a natureza da sua formação, de acordo o site oficial.
A UNESCO destaca as Berlengas, um grupo de pequenas ilhas e rochas, um arquipélago visitado por turistas, Pescadores e cientistas, que exploram a diversidade da zona, respeitando a sua biosfera. Segundo o site oficial, "os utilizadores das ilhas promovem e respeitam o desenvolvimento sustentável assim como a sua conservação".
Em relação ao concelho de Santana, na Madeira, é reconhecida pela organização devido à "riqueza da fauna e da flora, que incorpora um elevado grau endémico e uma representação integral das unidades ecológicas da ilha". A UNESCO sublinha a importância dos ecossistemas marinhos e da floresta Laurissilva, apesar da atividade turística e da agricultura dominante.
Com a classificação de Santana e das Berlengas, Portugal passa a ter, sete Reservas da Biosfera, três das quais no arquipélago dos Açores. São elas as ilhas do Corvo, Graciosa e Flores, além da Reserva Natural de Paul de Boquilobo e do Parque Internacional Luso-Galaico Gerês/Xurês. In “ Boas Notícias”
Clique
AQUI para aceder às classificações da UNESCO


O jornal Expresso publicou na edição de 29 de Julho, uma série de fotografias dos novos sítios eleitos pela Unesco como Património Mundial. A qualidade e a beleza das imagens merecem uma consulta.
Veja as imagens aqui:Património Mundial: os novos sítios ...

Sem comentários:

Enviar um comentário