domingo, 1 de fevereiro de 2015

Ao Domingo Há Música

"Habito um continente e a comunhão prevista
além dos horizontes por transpor.
Renovo-me em saber, olhando o sol
acesa a cor para além destas fronteiras."
Ruy Duarte de Carvalho, (Santarém 1941- Swakopmund 2010), escritor e antropólogo angolano.

África , minha querida África
Quem a quer ama-a pela sua singularidade. África é apenas África. Um continente para além dos horizontes por transpor que se impõe sem que outro se lhe interponha. 
Não rivaliza , não concorre, não se sobrepõe, não comanda , não se subjuga. É. Ao ser, África é tempo, espaço, movimento, ritmo, gente . Acalenta e deixa-se  acalentar numa imponência discreta que embala e se move em movimento distinto de qualquer outro. 
África, minha querida África. 
Inesperada e imperecível nos gestos, nos cheiros, nas cores  , nos sons.
África que bate em ritmo cadenciado que se repercute pelos espaços abertos que a têm cativa.
África dos sons quentes que se insinuam e exalam o fragor da sedução.
África, minha querida África.
Voltar, escutar-te, olhar-te e ficar para regressar é o sortilégio daqueles que te amam.
África, minha querida África.  
Espaço e  ritmo, para este primeiro Domingo  de Fevereiro.

Miriam Mukeba, Mama Africa,  em "African Sunset" do Álbum Welela (1989).

E ainda Miriam Mukeba, a voz  de África, na famosa canção "Malaika" .

Sem comentários:

Enviar um comentário