quarta-feira, 20 de março de 2013

Madredeus em Antologia

"Antologia” é o nome do novo álbum dos Madredeus editado em Novembro de 2012
"Celebram-se 25 anos sobre a edição de “Os Dias da MadreDeus” a primeira de oito grandes obras do grupo que elevou a música portuguesa a um patamar nunca antes atingido. Cerca de 4 milhões de discos vendidos em todo o mundo e cinco tournées que passaram por centenas de salas de espectáculos nos cinco continentes, falam por si.
A música dos Madredeus não é como qualquer outra. É a música do que nos vai acontecer, como se já tivesse acontecido. Eis agora os caminhos por que nos levaram, celebrados, reabertos. Esta antologia é a primeira em que a escolha incide sobre todos os álbuns em que cantou Teresa Salgueiro e tem necessariamente uma riqueza musical que é arrebatadora. 2012 é uma boa altura para ouvir esta primeira parte da obra dos Madredeus, levantada pela voz da Teresa. Passamos por tempos concretos, de tristezas materiais e estas canções deixam-nos fugir do presente, abraçando-o nos momentos de escutá-las. Tanto se escreveu e disse sobre as canções e as letras dos Madredeus. Foi isso o que se esqueceu. As canções livraram-se disso tudo. Ei-las, limpas, à espera de serem ouvidas.
“Antologia” está disponível em duas versões Standard e Alargada. Na primeira estão 18 músicas, e a segunda tem dois CDs com 15 canções cada.O material escolhido não está organizado por ordem cronológica o que, segundo a discográfica, "permite que tanto os admiradores confessos como os que só agora entrem em contacto com a obra do grupo descubram inesperadas afinidades poéticas e musicais entre canções que por vezes distam vários anos no tempo".
A discográfica alinha em quatro vectores temáticos as canções deste período dos Madredeus: "de inspiração campestre e pastoril; urbana; marítima, e "aquelas a que poderia chamar-se canções da distância", sendo em todas "persistente a imagem da cidade de Lisboa".
Os dois CD incluem temas dos álbuns "Os Dias da Madredeus" (1987), com o qual começou esta história musical de sucesso, com a actuação em centenas de palcos internacionais, em cercas de 50 países, e milhares de fãs espalhados pelo mundo, "Existir" (1990), "O Espírito da Paz" (1994), "Ainda", também de 1994, e que foi a banda sonora de "Lisbon Story", de Wim Wenders); e ainda "O Paraíso" (1997), "Movimento" (2001), "Um Amor Infinito" (2004) e "Faluas do Tejo" (2005).
Ambas as edições incluem um texto do jornalista Miguel Esteves Cardoso. "Amanhã será há muito tempo", no qual afirma: "A música dos Madredeus não é como qualquer outra. É a música do que nos vai acontecer, como se já tivesse acontecido".
O grupo foi criado em 1986 sob a liderança de Pedro Ayres Magalhães (ex-Heróis do Mar, Corpo Diplomático, etc.), tendo sido as instalações do Teatro Ibérico (antiga igreja do Convento das Xabregas, num bairro de Lisboa chamado Madredeus) o seu primeiro local de ensaios que serviu de estúdio de gravação para mais de quinze temas reunidos à época em um LP duplo, depois convertido para o formato de CD. Chamaram-no de Os dias da Madredeus de onde se inspiraram para dar nome ao grupo que experimentava tocar música em português com instrumentos acústicos.O grupo era ainda constituído por Rodrigo Leão nos teclados, Gabriel Gomes no acordeão e Francisco Ribeiro, no violoncelo, a que se juntou mais tarde a voz de Teresa Salgueiro." Fonte: HardMusic e Lusa
"O Paraíso" é uma canção muito intensa,  interpretada pela extraordinária e virtuosa voz de Teresa Salgueiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário