domingo, 3 de março de 2013

Ao Domingo Há Música

Manif., Lisboa, 2 de Março-TSF,Paulo Tavares

Há quem afirme que saudade é uma palavra genuinamente portuguesa. Não tem tradução quer a nível linguístico, quer a nível emocional. Nem os franceses com o  " mal du pays " se aproximam. Portugal disseminou  esse património linguístico pelo mundo, essencialmente através do Fado. A saudade é cantada no gemido, na gargalhada, no choro , no grito  da Severa. Alegra, ri, chora, aquece e  sonha.  Nas vozes do Fado, a saudade é tudo isso. Mas há uma outra saudade que faz hoje sentir Portugal. Uma  nova  saudade que marca e alastra: a saudade de um  Futuro. Aquela  que mais dói porque magoa e  dilacera os corações de quem a sente. 
Mariza e Tito Paris, em " Beijo de Saudade", evidenciam  o poder da lusofonia,  quando junta os talentos que dão ao Fado as formas próprias das suas raízes.


1 comentário:

  1. Nunca nos últimos anos estivemos tão perto, tão solidários uns com os outros!... E já há muito que estamos divorciados de qualquer governo, que não representa o nosso sentir, não tem qualquer solução para os nososs problemas!... Começamos a criar anticorpos muito activos em relação à estoirada política dos nososs políticos...

    ResponderEliminar