sexta-feira, 15 de julho de 2011

Vulcões submarinos

Encontrados doze vulcões submarinos desconhecidos. Estruturas geológicas foram descobertas no oceano Antárctico.

Mapeamento dos doze vulcões (Clique para aumentar)
Mapeamento dos doze vulcões (Clique para aumentar)
"Uma cadeia de doze vulcões, alguns com três quilómetros de altitude, foi encontrada nas águas do Oceano Antárctico por cientistas do British Antarctic Survey (BAS), sendo este mais um passo para uma melhor compreensão da actividade vulcânica.
De acordo com a BAS, a investigação foi realizada através do navio oceanográfico “RRS James Clark Ross”, onde os cientistas mapearam o fundo do mar junto às ilhas South Sandwich, durante duas missões, em 2007 e 2010.
Os vulcões submarinos foram encontrados numa área com aproximadamente 600 quilómetros de extensão por 150 de largura. “Os cientistas encontraram crateras de cinco quilómetros de diâmetro, originadas pelo colapso de vulcões, e ainda sete vulcões activos observáveis acima do nível do mar”, explicou o BAS.
Este trabalho traz avanços científicos para “a compreensão do que acontece quando há erupção ou colapso de vulcões debaixo de água e o seu potencial para criar tsunamis”, garantiu o centro de investigação.
Os investigadores concluíram ainda que as águas aquecidas pela actividade vulcânica criam um habitat rico para muitas espécies de fauna e “acrescenta uma nova visão sobre a vida na Terra”.
"Há muita coisa que não entendemos sobre a actividade vulcânica submarina. É provável que os vulcões estejam em erupção ou colapso a toda a hora. As tecnologias que os cientistas podem agora usar a partir de navios não só nos dão uma oportunidade de conhecer a história da evolução da Terra, mas também ajudam a lançar uma nova luz sobre o desenvolvimento dos acontecimentos naturais que apresentam riscos para as pessoas", disse Phil Leat, do BAS, no Simpósio Internacional de Ciências da Terra da Antártida.In "CiênciaHoje",14/07 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário