sábado, 23 de julho de 2011

Exposição ÁLVARO SIZA

A Árvore vai apresentar a exposição ÁLVARO SIZA – Desenhos no Museu de Santa Maria, Açores, de 1 de Agosto a 30 de Setembro de 2011.
Desenhos de Arquitecto
"A maior parte dos meus desenhos obedece a um fim preciso: encontrar a Forma que responda à Função e da função se liberte – e do esforço – abrindo-se a imprevisível destino.
Simultaneamente ou não, “ao lado”, surge outro desenho.
Desenho de prazer, de ausência, de repouso, cruza-se com o outro, pois de nada nos alheamos por inteiro.
Um ou outro podem surgir na mesma folha de papel, aparentemente estranhos, voluntária ou involuntariamente relacionados.
Pode um retrato minucioso ou um risco ao acaso iluminar no instante a paciente pesquisa, percorrendo os corredores da memória, sem que haja apelo ou consciência disso.
Desenho é projecto, desejo, libertação, registo e forma de comunicar, dúvida e descoberta, reflexo e criação, gesto contido e utopia.
Desenho é inconsciente pesquisa e é ciência, revelação do que não se revela ao autor, nem ele revela, do que se explica noutro tempo.
Liberto, o outro desenho conduz ao desenho consciente."
Álvaro Siza


O desenho são linhas curvas e rectas que se perpetuam no espaço, a linha como objecto único leva-nos a universos inimagináveis.
Não há pontos nem vírgulas no desenho. Em Siza Vieira a espontaneidade das suas linhas fascina quem olha como que hipnotizado pela sequência de curvas e contracurvas que dá forma ao corpo da mulher.
O corpo feminino desdobra-se assim numa miríade de contornos na qual o humano se revê, na sua naturalidade abstracta.
Fugindo à sua vocação a arquitectura Siza Vieira entre por uma outra via, o desenho, onde demonstra a mesma sensibilidade com que desenha um edifício embora de forma mais intimista.
Em que momento podemos dizer que estamos perante um Siza Vieira arquitecto e um Siza Vieira artista?
Apenas no manejo do lápis na sensualidade dos seus desenhos e na capacidade de se dar aos outros através desta peculiar forma de expressão.
João Manuel Santos, Director do Museu de Santa Maria – Açores, in "Textualino", Julho 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário