segunda-feira, 18 de abril de 2011

Prémios Literários

A Estoril-Sol volta a instituir, este ano, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e o Prémio Literário Fernando Namora, em homenagem aos dois grandes escritores. O júri, comum aos dois Prémios, será presidido pelo escritor e ensaísta Vasco Graça Moura.O Prémio Literário Revelação, lançado no quadro das comemorações do 50º aniversário da Estoril-Sol, no valor de 25 mil euros, propõe-se distinguir, anualmente, um romance inédito de autor português, sem qualquer obra publicada no género e com idade não superior a 35 anos.
Para Mário Assis Ferreira, presidente da Estoril Sol, “Trata-se de um verdadeiro desafio para jovens escritores com potencialidades, e ainda desconhecidos”. Ademais, é uma oportunidade singular já que, à partida, o romance vencedor tem a edição assegurada.
Recorde-se que o romance vencedor do Prémio Literário Revelação do ano passado, que leva o nome de Agustina, foi “A Cabeça de Séneca”, de Paulo Bugalho, que será lançado em breve pela Gradiva, que celebrou uma parceria com a Estoril Sol para viabilizar este projecto.
Juntamente com o Prémio Literário Revelação, destinado a dinamizar as Letras portuguesas, é mantido o Prémio Literário Fernando Namora, instituído regularmente desde 1988, e cujo Júri foi presidido, durante vários anos, por Agustina Bessa-Luís.
O Prémio Literário Fernando Namora, reservado a romances publicados, agora com periodicidade anual, repete-se em 2011, também com o valor de 25 mil euros. Recorde-se que foi Luisa Costa Gomes , com o seu romance “Ilusão (ou o que quiserem)”, a vencedora no ano passado.
A recepção de originais para a quarta edição do Prémio Literário Revelação terminará em 14 de Maio próximo, de acordo com o respectivo Regulamento. Para o Prémio Literário Fernando Namora o prazo de recepção de romances publicados em 2010 expira a 30 de Abril.(Ipsilon)

Prémio Man Booker International

John le Carré foi nomeado para o prémio Man Booker International, um galardão literário que distingue um autor vivo pela sua obra, mas o escritor britânico não quer fazer parte da shortlist anunciada  e pediu ao júri para retirar o seu nome.Escritor diz que não compete por prémios e por isso não quer fazer parte da lista de finalistas.
A lista dos nomeados ao prémio foi anunciada esta manhã em Sidney, na Austrália, e Le Carré, autor de mais de 20 livros que tornaram a espionagem num forte género literário, surge entre os 13 finalistas ao Man Booker International. No entanto, o escritor escreveu num comunicado, tornado público através das suas editoras, estar muito honrado com a nomeação mas que não compete por prémios literários e por isso pediu ao júri para não contar consigo.
"Fico tremendamente lisonjeado por ser escolhido para finalista do prémio Man Booker International 2011. No entanto, eu não compito por prémios literários e por isso pedi para a organização apagar o meu nome", pode ler-se no comunicado.
Pedido que não foi aceite por Rick Gekoski, presidente do júri. "John le Carré vai, obviamente, continuar na lista. Ficamos desiludidos por saber que ele não quer fazer parte mas por consideração e porque somos grandes admiradores do seu trabalho, ele continua nomeado", disse o júri ao britânico "The Guardian".
Os livros "O Espião que Saiu do Frio" (1963), "O Alfaite do Panamá" (1996) e "O Fiel Jardineiro" (2001) são algumas duas suas obras mais conhecidas e aclamadas pela crítica.
O prémio Man Booker International, no valor de 68 mil euros, é entregue de dois em dois anos a um escritor vivo pela sua contribuição para a ficção. Philip Roth, David Malouf, Rohinton Mistry, Wang Anyi e Su Tong são outros dos finalistas.
O vencedor, escolhido unicamente pelos membros do júri, será conhecido a 18 de Maio e a cerimónia de entrega dos prémios acontecerá em Londres, no dia 28 de Junho.(Ipsilon)

Sem comentários:

Enviar um comentário