terça-feira, 26 de abril de 2011

Os vulcões de Marte

"A nave Mars Express da ESA enviou imagens de um par de vulcões, localizados no hemisfério norte do Planeta Vermelho. Muito depois de ter cessado a actividade vulcânica, a área foi transformada pelo impacto de meteoritos, que depositaram material nos flancos dos vulcões.  

The region around Ceraunius Tholus and Uranius Tholus
Ambiente em torno de Ceraunius Tholus y Uranius Tholus


Quando a nave passou novamente por cima para captar os últimos dados, as nuvens já se tinham dissipado, daí que haja uma linha fininha entre eles, na imagem final.
A palavra latina “tholus”refere-se à estrutura cónica dos vulcões. A base do Ceraunius Tholus tem 130 km de comprimento, o seu pico ergue-se até aos 5,5 km. No seu cume está a grande caldeira de 25 km de largura. Com uma morfologia semelhante à do seu vizinho, e localizado 60 km mais a norte, o Uranius Tholus é um vulcão mais pequeno, com uma base com um diâmetro de 62 km e uma altura de 4,5 km.


Features around Ceraunius Tholus and Uranius Tholus
Principais características da região de Ceraunius Tholus e Uranius Tholus


Os flancos do Ceraunius Tholus são relativamente íngremes, com uma inclinação de 8°, e está rodeada de vales. Têm cortes profundos em vários locais, sugerindo que tenha havido deposição de macio e de fácil erosão, como camadas de cinza, depositadas durante as erupções vulcânicas.
O maior e mais profundo destes vales tem cerca de 3,5 Km de comprimento e 300 m de profundidade e termina numa grande cratera de impacto, de forma alargada, situada entre os dois vulcões, na qual se nota a deposição de sedimentos em forma de leque. 

Elevation of Ceraunius Tholus and Uranius Tholus
Elevação de Ceraunius Tholus e Uranius Tholus


Apesar de ainda haver algum debate científico relacionado com a origem do leque, pensa-se que pode ter sido formado quando o material de uma câmara de lava ou tubo foi empurrada para baixo pelo degelo do cume do vulcão.
O cume desta cratera – a caldeira – é plana e suave, ou seja, é possível que tenha tido um lago nos primórdios da história de Marte, quando a atmosfera era mais densa. Também é possível que a água tenha sido produzida quando a actividade vulcânica derreteu estruturas conhecidas como lentes de gelo. A lente de gelo forma-se quando a humidade se entranha abaixo da superfície e forma uma camada gelada entre o solo e a camada rochosa por baixo.

Ceraunius Tholus and Uranius Tholus in high resolution
Ceraunius Tholus y Uranius Tholus em alta resolução

A cratera alongada entre os dois vulcões tem o nome de Rahe. Mede 35 km por 18 km e é o resultado do impacto oblíquo de um meteorito.
Uma cratera de impacto mais pequena, com 13 km, pode ser vista a oeste de Uranius Tholus. Esta também se formou depois de terminada toda a actividade vulcânica e o material projectado cobriu as laterais inferiores da cratera, o que implica que apenas as estruturas superiores originais sejam agora visíveis." In Portal da ESA , Abril de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário