quarta-feira, 13 de abril de 2011

“Bíblia & Poesia”

A BÍBLIA, COISA CURIOSA
(conversas na Casa Fernando Pessoa)
"Álvaro de Campos chamou à Bíblia «coisa curiosa» e a classificação é certeira. Livro sagrado para crentes de mais de uma religião, super clássico da literatura, chave de decifração do pensamento ocidental, objecto interminável de recepção, estudo e curiosidade, eis a Bíblia.  
Escrita numa gramática  singularíssima, abarca géneros tão meticulosos e díspares que, por si só, representam um desafio colossal a qualquer leitor. Ela pode ser tomada como cancioneiro, livro de viagens, memórias de corte,  antologia de preces, cântico de amor, panfleto político, oráculo profético, correspondência epistolar, livro de imagens, texto messiânico.
A Bíblia continua a ser um texto, claro. Mas também, e de um modo irrecusável,  constitui hoje um metatexto, uma espécie de chave para a decifração do real. Da filosofia às ciências políticas, da psicanálise à literatura, da arquitectura explícita das cidades ao desenho implícito dos afectos, da arte dita sacra às formas sonoras da expressão: a Bíblia é um parceiro, voluntário ou involuntário, nessa comunicação." ( Blog Casa Fernando Pessoa)
“Bíblia & Poesia”
Amanhã,  Quinta-feira, dia 14, pelas 18h, tem início a terceira e última sessão do ciclo “A Bíblia, Coisa Curiosa”, a decorrer na Casa Fernando Pessoa. Sob o tema “Bíblia & Poesia”, terão lugar a intervenção “O que sabe a Bíblia sobre a palavra”, por João Lourenço (Teólogo), moderada por Luís Marques, seguindo-se “Os Poetas abrem a Bíblia”, uma mesa-redonda com Adília Lopes, Armando Silva Carvalho, Mário Avelar, Pedro Braga Falcão. O moderador será José Tolentino Mendonça.

A poesia em luta pela liberdade – homenagem aos poetas cubanos
Karla Suárez, Manuel Diaz Martínez e Miguel Rivero deslocam-se à Casa Fernando Pessoa, dia 28 de Abril, pelas 18h30, para a sessão de leitura de poesia cubana e ainda um debate moderado por Inês Pedrosa.

1 comentário:

  1. Amei “Bíblia & Poesia”, este texto expressa a dimensão da Bíblia como palavra que atinge as diversas esferas: social, cultural, emocional, espiritual, filosófica, entre outras. Sou leitora da Bíblia, sou consciente de que o seu texto (histórico, poético, político, profético, simbólico) pode trazer várias interpretações de acordo com a necessidade, crença e fé de quem a lê. Portanto, representando assim, conforme o texto lido "um desafio colossal a qualquer leitor". Creio que a Bíblia apresenta-se como um grande referencial ético, espiritual e moral que deve ser respeitado, lido e vivido.

    ResponderEliminar