terça-feira, 19 de abril de 2011

As intempéries desta Primavera

"Mais de metade dos mortos do sismo e tsunami que afectaram o nordeste do Japão a 11 de Março tinha 65 ou mais anos e a maioria morreu afogada, indicam dados da polícia nipónica revelados pela agência Kyodo.
Os últimos números da tragédia indicam 13.843 mortos e 14.030 desaparecidos, revelaram hoje as autoridades policiais.
Os últimos números da tragédia indicam 13.843 mortos e 14.030 desaparecidos, revelaram hoje as autoridades policiais.
Dos 9.112 mortos nas prefeituras de Iwate, Miyagi e Fukushima cuja identidade está confirmada, 4.990 ou cerca de 54,8 por cento, tinha 65 anos ou mais.
Só em Miyagi, dos 8.015 mortos confirmados até 10 de Abril, 7.676 pessoas - 95,8 por cento - pereceram por afogamento em consequência do tsunami.
Peritos em catástrofes assinalaram que pode também assumir-se que nas outras prefeituras as mortes foram principalmente por afogamento, confirmando que a tragédia foi maior por as comunidades mais envelhecidas do nordeste terem sido as mais atingidas.
Até agora estão confirmadas 8.412 mortes em Miyagi, 3.981 em Iwate e 1.387 em Fukushima."In DN
Ler mais:Japão: Mais de metade das vítimas morreu afogada - Globo - DN

Série de violentos  tornados e tempestades atinge EUA
"Estados Unidos registaram mais de 60 tornados nos últimos três dias. Arkansas e Alabama são os estados mais afectados
Pelo menos 35 pessoas já morreram no sul dos Estados Unidos em três dias de tempestades de Primavera, com as autoridades esperando mais vítimas à medida que as equipes de emergência trabalharem nas localidades mais afetadas. Alguns relatos na imprensa americana já falam em 44 mortos.
Na Carolina do Norte, as tempestades causaram quatro mortes no sábado. Foram registrados mais de 60 tornados. Sete pessoas morreram em Arkansas e outras sete no Alabama, os Estados mais afetados
Em Arkansas, um homem e a sua filha morreram quando uma árvore foi derrubada por um raio e caiu sobre a casa onde eles viviam. Outro menino de seis anos de idade morreu ao ser derrubado de uma árvore pelos ventos. O governador do Alabama declarou emergência em todo o estado.
Em Oklahoma, onde cinco escolas foram destruídas, duas irmãs anciãs morreram. Uma pessoa morreu no Mississippi, que declarou estado de emergência em 14 condados.
No Texas, um bombeiro foi morto tentando apagar um incêndio florestal alimentado pelos fortes ventos. Os ventos fortes, os mais violentos da temporada, também derrubaram árvores na Geórgia.
Os alertas de tornados  espalham-se por diversos estados no sul do país e agora incluem partes do leste, como a capital, Washington D.C., e os estados de Vírginia e Maryland."Globo

Tempestades na China provocam pelo menos 17 mortos
As autoridades chinesas confirmaram a morte de pelo menos 17 pessoas e ferimentos em dezenas de outras devido a violentas tempestades que atingiram a zona centro e sul da província de Guangdong, adjacente a Macau e Hong Kong.
Funcionários dos serviços de emergência explicaram que a chuva de granizo e ventos fortes atingiram a capital de Guangdong, a cidade de Cantão, além de outras como Foshan, Dongguan e Zhaoqing.
As vitimas foram atingidas pela queda de objectos e colapso de paredes entre outros acidentes que terão provocado, pelo menos, 118 feridos, escreveu a agência oficial, Xinhua.
A região de Guangdong é a sede de parte do sector produtivo para exportações na China, mas até agora as autoridades não referenciaram qualquer dano grave nas fábricas da região.  Agência Lusa
Mau tempo
Chuva e trovoada lançam aviso amarelo para todo o país
Hoje, todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo por causa da previsão de chuva, por vezes forte, e de trovoadas, segundo o Instituto de Meteorologia
Estes avisos, válidos até hoje às 23h59, deixam de fora a Madeira e os Açores, informa o site do instituto.
O aviso amarelo implica uma "situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica", segundo uma escala de quatro avisos (verde, amarelo, laranja e vermelho).
Por seu lado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta todos os distritos para a ocorrência de precipitação intensa, sendo de esperar “cheias rápidas” nas cidades, “cortes de estrada devido a inundações” e “danos em estruturas”.
Esta manhã, o mau tempo causou a queda de uma árvore na Avenida João XXI, em Lisboa, danificando uma viatura, informou a agência Lusa. Fonte dos Sapadores de Bombeiros disse que não houve vítimas a registar. “A viatura ligeira ficou danificada pela queda de uma árvore cerca das 07h00 devido à chuva e ao vento que se fizeram sentir durante a noite, não havendo vítimas a lamentar uma vez que o automóvel encontrava-se estacionado”, informou.
Para hoje, o Instituto de Meteorologia prevê céu geralmente muito nublado e aguaceiros por vezes fortes, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada. O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 quilómetros/hora), por vezes forte (30 a 50 quilómetros/hora) nas terras altas até ao início da tarde.
A temperatura máxima vai descer, prevendo-se para o Porto 17ºC e para Lisboa e Faro, 19ºC.
As condições meteorológica desta semana contrastam com a da semana passada, que registou temperaturas próximas dos 30ºC devido à “predominância da corrente de leste, transportando ar quente e seco no território do continente”, explicou o Instituto de Meteorologia. Anteontem à tarde o cenário mudou devido à “rotação do vento para o quadrante sul” que transporta ar marítimo, progressivamente, de Sul para Norte.”in Jornal “Público”

Sem comentários:

Enviar um comentário