sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Acontecimentos Literários em França


A selecção oficial do  Grande Prémio RTL-Lire
O grande prémio RTL-Lire será entregue a 17 de Março de 2011 durante o Salão do Livro de Paris. Das 510 obras apresentadas foram seleccionadas oficialmente apenas  dez . A  Lista foi  divulgada pelo "Magazine Littéraire" de 4 de Janeiro. Assim, será em Março que será revelado quem irá suceder  a Kim Thuy,  autor de Ru (Ed. Liana Levi), o último jubilado.
Consulte  aqui  a Lista completa

«Figures d'humanités» na "Maison de la Poésie de Paris"

É o segundo ano em que a " Maison de la  Poésie de Paris"  organiza  a Conferência          « Figures d’humanités », a  8 Janeiro de  2011,  pelas  15 horas.

No jornal com o mesmo nome , Jean Jaurès escreve a  18 de Abril de  1904 : « L’humanité n’existe point encore ou elle existe à peine ». Um século mais tarde  a fórmula de Jacques Derrida de 4 de Março de  1999, soa  como uma  resposta: « Magnífico!  Intolerável ! Uma tal audácia deve acordar em alguns pulsões mortíferas... não suportarão ver colocar em causa  aquilo que eles acreditam saber." É na linha deste diálogo que se situam os filósofos, os pensadores, os poetas convidados para discutir a questão plural das humanidades. Este ano estarão presentes, entre outros : o poeta Bernard Noel, o artista plástico Ernest Pignon-Ernest, o escritor Claude Mouchard. ( Le Magazine Littéraire)


Antonio Lobo Antunes et Jeanne Benameur à la Mel, de 25/01/2011 -03/01/2011,  Bobigny et Paris 1er

No quadro do ciclo  « Les impromptus », a "Maison des écrivains et de la littérature (Mel)" organizará dois Encontros com os autores  António Lobo Antunes e Jeanne Benameur.
Na altura do lançamento do seu novo romance  (Mon Nom est légion, Editora Christian Bourgeois), Antonio Lobo Antunes conversará com Philippe Vannini, director da rádio Aligre. No Encontro, que se realizará na Terça-Feira, 25 de Janeiro , serão lidos alguns excertos da obra do escritor português. Quinta-Feira, 3 de Fevereiro, a noite será consagrada  à romancista  Jeanne Benameur. Do seu novo livro (Les Insurrections singulières, Editora Actes Sud) será feita uma leitura pela autora que falará também da sua obra com o público e com  Francis Jolly, director adjunto da "Maison du Geste et de l’Image". ( Le Magazine Littéraire)

2011: Ano Théophile Gautier
O bicentenário do nascimento de Alfred de Musset acaba de ser celebrado e já se pensa nas manifestações a realizar sobre os duzentos anos de um outro grande poeta do Sec. XIX : Théophile Gautier, nascido a  30  de Agosto de  1811, em Tarbes.
A partir do mês de Janeiro, o ano de 2011 será colocado sob o signo do autor de quem muitas vezes se retém apenas o papel de chefe do Movimento Parnasiano. É  verdade  que os  famosos  "Émaux et Camées"  (1852) de Gautier valem  muito mais que muitas produções poéticas redigidas segundo o adágio "não existe nada mais belo do que aquilo que não serve para nada; tudo o que é útil é feio". A arte pela  arte, mas não produziu apenas isso e com essa finalidade.  Na  "Chronique de Paris" , pela iniciativa de  Balzac, publica " La Morte amoureuse", a primeira novela que ficou  célebre. Em seguida,  transforma-se em jornalista e critico de arte, publicando  milhares de páginas em artigos e em  folhetins com diferentes títulos, em 1830.  Seguem-se os Bailados como o famoso  Giselle, criado para a Ópera de Paris em 1841 e muitos outros contos, quer  de viagens, quer aqueles em que predomina a mordacidade irónica como acontece em "La Cafetière" . Mas é sobretudo nos romances como "Mademoiselle de Maupin", cujo prefácio tem a forma de um manifesto parnasiano, assim como em " Le capitaine Fracasse", ou ainda  em " Le roman de la momie", obras impregnadas de história e  mistério,  que o génio de Gautier se destaca.  ( Le Magazine Littéraire)
 Leia mais

Colóquio Agustina Bessa Luis : «Audaces et défigurations»
O Colóquio «Audaces et défigurations»,  dedicado a Agustina Bessa Luís é organizado por Catherine Dumas, Ilda Mendes dos Santos, Agnès Levécot et Fátima Marinho, no Centre Culturel Calouste Gulbenkian , Paris ,  entre 20 e 21 de Janeiro de 2011. O título  ”Audaces et Défigurations” Colloque Agustina Bessa-Luís inspira-se numa  resposta que foi dada pela  escritora   ao jornal "Libération"  quando  questionada sobre a razão  pela qual escreve. Leia mais aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário