sábado, 3 de dezembro de 2016

Dormir numa obra de arte

W South Beach - USA
Em Miami, o luxuoso e icónico W South Beach tem como um dos proprietários Aby Rosen, que empresta ao local uma parte de sua colecção de arte moderna e contemporânea. Andy Warhol, Tom Sachs, Rob Pruitt, Damien Hirst, Kenny Scharf, Jonathon Zawada, Harland Miller, Jean-Michel Basquiat, Sage Vaughn, Tom Friedman são algumas obras expostas no hotel.
Já os quartos e hall dos elevadores são decorados com fotografias de rock de Danny Clinch, que já fotografou  de Missy Eliot a Elvis Costello e colecciona três indicações ao Grammy como director. Além disso, "Portrait of Claudia" e "Shiva", do pintor e director de cinema Julian Schnabel, indicado para diversos prémios pelos seus filmes e reconhecido pelas suas pinturas, também podem ser admirados.

Four Seasons Hotel Firenze- Itália
Em Itália, o Four Seasons Hotel Firenze, preserva tesouros de frescos, pinturas e relevos dos séculos XV ao XIX. No lobby, 12 painéis de alto-relevo mostram figuras mitológicas, supostamente criadas por Bertoldo di Giovanni, um dos maiores escultores da época.
A capela, transformada em sala de leitura, tem as paredes pintadas pelo maneirista Jan van der Straet (dito Giovanni Stradano) e por Agostino Ciampelli. No tecto da Volterrano Suite está um dos frescos mais importantes do hotel: Cegueira da Mente Humana sendo Iluminada pela Verdade, do séc. XVII, por Baldassare Franceschini (ou Volterrano).

La Colombe D'Or - França
Ainda na Europa, mas desta vez na França, o hotel La Colombe d’Or tem obras de Miró, Georges Braque, Henri Matisse, Sonia Delaunay, Fernand Léger, Raoul Dufy, Picasso, Alexander Calder, Cesar, Arman, Tinguely, Dubuffet e Jacques Prévert que por lá passaram e deixaram  as suas obras como pagamento

Brasilia Palace - Brasil

No Brasil, o hotel Brasília Palace é considerado um marco na capital do país, pois foi projectado pelo arquitecto Oscar Niemeyer e fundado em 1958 pelo então Presidente Juscelino Kubitschek. O hotel presenteia seus hóspedes e visitantes com dois painéis do artista plástico Athos Bulcão que, em função da importância para a cultura nacional, foram considerados  património Histórico.

Gramercy Park Hotel - USA
O Gramercy Park Hotel, também nos Estados Unidos, mas em Nova Iorque, abriga uma colecção impressionante do século XX, com curadoria de Julian Schnabel, também responsável pelo décor. Do lobby ao Rose Bar, há obras-primas da pop art de Andy Warhol e do neoexpressionista Jean-Michel Basquiat. Nas paredes, trabalhos também de Enoc Perez, Keith Haring, Tom Wesselmann, Richard Prince, Michael Scoggins, Fernando Botero e Damien Hirst, entre outros." Guia da semana

Sem comentários:

Enviar um comentário