domingo, 6 de dezembro de 2015

Ao Domingo Houve Sempre Música

Não sou daqui
Mas gosto daqui estar
De aprender no lugar do outro
A me encontrar
De poder um lugar achar
No estar aqui
Desejar o lugar de todos neste lugar
E saber no lugar daqui
O meu lugar
Não sou daqui

Não sou daqui
Mas se aqui estou
É porque para mim
Também há aqui lugar
E porque há um eu
Que aqui se foi achar
E porque um teu
Gostou de mim
De me encontrar
Amélia Muge , em " Não sou daqui" ( inspirado no poema   " Não podemos dizer")

Não sou daqui mas  há aqui lugar para mim . E quem por  aqui  anda tem um " eu" que,  no estar aqui , desejou todos neste lugar.
Foram meses,  foram semanas, foram dias  e foram anos  neste estar aqui a  escoar música, viagens, poesia, prosa vária e muito olhares para dentro dos livros. Livros que me tomaram e com eles parti, de descoberta em descoberta, para chegar aqui. 
Amélia Muge visitou o poeta português, algarvio, António Ramos Rosa e, inspirada no poema " Não podemos dizer", construiu uma canção. Apresentamo-la no  fecho desta rubrica: " Ao Domingo Há Música". A última deste ano de 2015. Vamos fazer uma pausa . Há sempre  outros lugares que nos chamam. Partiremos para regressarmos, tal como Ulisses, ao porto de partida.  
Celebramos este interregno com música em português. Língua materna espalhada pelo mundo. Que nos una e permita saudar este novo tempo com a tal utopia desejada.
Feliz Natal. Que venha 2016. Até lá.

As Mãos que trago na voz ímpar de Amália Rodrigues. Composição com um lindo poema de Cecília Meireles e música de Alain Oulman.


"Ave Mundi", composição de Rodrigo Leão do Álbum "Alma Mater",  na magnífica  voz de Ângela Silva,.



The Gift têm um novo Álbum. Eis a voz inconfundível de Sónia Tavares  em " Clássico" , com música e letra de Nuno Gonçalves.



MARIZA em "Sem Ti" , canção do novo Álbum " Mundo", composta por Miguel Gameiro. Acompanham-na  Israel Suárez, bateria  ;  José Manuel Neto,guitarra , Alfonso Pérez, piano;  Israel Suárez , percussão e Charlie Mendes, viola.


A voz de Maria João e o perfeccionismo de  Mário Laginha no piano  , em "Beatriz", composição  de Edu Lobo / Chico Buarque.



Amélia Muge compôs uma canção inspirada no poema de António Ramos Rosa "Não podemos dizer". A voz de Amélia enche de sonoridade este " Não sou daqui".


Não sou daqui
Mas gosto daqui estar
De aprender no lugar do outro
A me encontrar
De poder um lugar achar
No estar aqui
Desejar o lugar de todos neste lugar
E saber no lugar daqui
O meu lugar
Não sou daqui



Não sou daqui

Mas se aqui estou
É porque para mim
Também há aqui lugar
E porque há um eu
Que aqui se foi achar
E porque um teu
Gostou de mim
De me encontrar



Não sou daqui

Mas gosto daqui estar
De aprender no lugar do outro
A me encontrar
De poder um lugar achar
No estar aqui
Desejar o lugar de todos neste lugar
E saber no lugar daqui
O meu lugar
Não sou daqui



Não sou daqui

Mas se aqui estou
É porque para mim
Também há aqui lugar
E porque há um eu
Que aqui se foi achar
E porque um teu
Gostou de mim
De me encontrar

Sem comentários:

Enviar um comentário