terça-feira, 6 de outubro de 2015

Os livros de Outubro de 2015

A Casa da América Latina recebe, no próximo dia 16 de Outubro, a apresentação do livro “Vicente e Dora Ferreira da Silva: Uma Vocação Poético-Filosófica”, editado pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa em 2015.
O livro, assinado por Giancarlo de Aguiar e Dirk Michael Hennrich, resulta de um trabalho colectivo que procurou delimitar os parâmetros da escrita poética de Dora Ferreira da Silva e do pensar filosófico do seu companheiro e cúmplice intelectual, Vicente.
Os ensaios presentes no livro são o resultado final do intercâmbio científico iniciado no Colóquio Internacional “Vicente e Dora Ferreira da Silva: Uma Vocação Poético-Filosófica”, que ocorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa entre 2 e 3 de Dezembro de 2013.
Além da apresentação da obra, haverá espaço para a apresentação da curta “Apasionata”, bem como para um recital de poesia pela Eclipse Companhia de Arte, onde à voz se juntam guitarras e percussão.
A apresentação está marcada para as 18h30 e tem entrada livre
Eugénio Lisboa projectou as suas Memórias  em cinco volumes. Uma obra gigantesca e de extraordinário valor. Um projecto que tem vindo a realizar desde  Novembro de 2012, data da publicação do 1º Volume de " Acta Est Fabula" . Já estão publicados três volumes com uma admirável  periodicidade anual. A Opera Omnia , editora desta obra, anunciou que lançará em Outubro, o novo tomo, o quarto,   Acta Est Fabula - Memórias V - Regresso a Portugal (1995-2015).
Obra de excelência, além de   retratar a vida deste notável intelectual português, apresenta uma galeria de  grandes vultos das Letras e da Cultura mundial ao descrever , com apurada perspicácia, os mais importantes e diferenciados  acontecimentos, registados ao longo do passado século XX e do actual século XXI . Obra mestra e imprescindível para uma diferente e cabal compreensão do passado recente, revela como a força e o talento de um homem o pode fazer ascender ao cimo restrito dos grandes intelectuais da actualidade.  

Em Teu Ventre ,de José Luís Peixoto , editado pela Quetzal Editores terá pré-Lançamento a  23-10-2015
Código: 00569N.º de páginas: 168Editor: Quetzal EditoresSinopse
«Mãe, atravessas a vida e a morte como a verdade atravessa o tempo, como os nomes atravessam aquilo que nomeiam.» Numa perspectiva inteiramente nova, Em Teu Ventre apresenta o retrato de um dos episódios mais marcantes do século XX português: as aparições de Nossa Senhora a três crianças, entre Maio e Outubro de 1917. Através de uma narrativa que cruza a rigorosa dimensão histórica com a riqueza de personagens surpreendentes, esta é também uma reflexão acerca de Portugal e de alguns dos seus traços mais subtis e profundos. A partir das mães presentes nesta história, a questão da maternidade é apresentada em múltiplas dimensões, nomeadamente na constatação da importância única que estas ocupam na vida dos filhos. O sereno prodígio destas páginas, atravessado por inúmeros instantes de assombro e de milagre, confere a Em Teu Ventre um lugar que permanecerá na memória dos leitores por muito tempo. “
Todos os Dias São Bons para Roubar ,de Teju Cole, editado pela Quetzal Editores terá  pré-Lançamento a 09-10-2015 .
Sinopse
“Um jovem nigeriano que vive em Nova Iorque regressa a Lagos numa curta viagem e reencontra a sua cidade de origem familiar e estranha, ao mesmo tempo. Deambula em busca da observação da diversidade e intensidade da vida que nela vive. A América mudou-o de maneiras imprevisíveis. Ele encontrará velhos amigos, uma antiga namorada, demais família, enquanto penetra nas energias fervilhantes da vida em Lagos - criativa, malévola, ambígua - e se reconcilia com a cidade e com a verdade sobre si próprio.”
Levantai Alto o Pau de Fileira, Carpinteiros ,de J. D. Salinger  editado pela Quetzal Editores  a 09-10-2015
Sinopse
“A interessante família Glass continua a dar que falar. Duas novelas em que é central a misteriosa figura de Seymour Glass. Buddy Glass está de licença da tropa (estamos em plena Segunda Guerra Mundial) e vem ao casamento do irmão Seymour. Nesta primeira novela conta-se o que se passa no rescaldo do casamento que não chegou a acontecer, por falta de comparência do noivo. Buddy acaba por deixar o local de carro, com alguns dos convidados que, não sabendo que ele é irmão do noivo em fuga, criticam livremente o comportamento de Seymour. Posteriormente, Buddy encontra o diário do irmão e cita-o, contrapondo a verdadeira maneira de este ser às impressões insensíveis de pessoas estúpidas - o que nos mostra o quão próximo é de Seymour.
«Seymour - Uma Introdução» foi publicada quatro anos depois e é uma espécie de retrato de Seymour Glass. Quem conhece a obra de Salinger saberá o que vai acontecer a Seymour. “

A Última Viagem do Lusitania , de Erik Larson, editado pela Bertrand em Outubro.
Sinopse
"A 1 de Maio de 1915, no décimo mês da Primeira Guerra Mundial, um navio de luxo partiu de Nova Iorque rumo a Liverpool, com um número recorde de crianças e bebés a bordo. Os passageiros sentiam-se estranhamente à vontade, mesmo após a Alemanha ter declarado as águas em redor da Grã-Bretanha como zona de guerra. Os navios alemães aterrorizavam, desde há meses, o Atlântico Norte, mas o Lusitania era um dos transatlânticos mais rápidos que existiam, e o seu capitão, William Thomas Turner, depositara toda a sua confiança na conduta de guerra que, durante um século, tinha mantido os civis protegidos de ataques.
No entanto, a Alemanha estava determinada a mudar as regras do jogo e Walther Schwieger, capitão do Unterseeboot-20, não tinha quaisquer problemas com isso. Detritos, a possibilidade de nevoeiro e um segredo muito bem guardado, entre outros, convergiram para que se desse um dos maiores desastres de sempre.
Entusiasmante e relevante, A Última Viagem do Lusitania capta o drama e o poder emocional de um episódio trágico cujos pormenores profundos e o seu real significado foram, durante décadas, obscurecidos pela História.

Colosso, de Niall Ferguson, edição da Temas e Debates, para  Outubro de 2015.
Código: 00453
Sinopse
"Será a América o novo império mundial?
Presidentes e políticos podem tê-lo negado mas, como mostra esta obra inteligente e estimulante de Niall Ferguson, os Estados Unidos da América são, de muitas maneiras, a maior potência imperial de todos os tempos.

Os Estados Unidos sempre foram um império, expandindo-se para Ocidente durante o século XIX e ascendendo à dominação global no século XX. Mas o colosso americano dos nossos dias estará realmente apetrechado para fazer de Atlas e suportar o peso do mundo sobre os seus ombros? Os Estados Unidos, revela Ferguson, são um império com o vácuo por base, enfraquecido por um défice crónico de dinheiro, de mão de obra e de vontade política. Quando a «Nova Roma» cair, avisa Ferguson, será por motivos internos.
A fuga em massa de pessoas vai continuar enquanto a guerra na Síria e no Iraque continuarem.”
Portugal - Tempo de Paixão , de Leonor Xavier ,editado pela Temas e Debates, em Outubro.
Sinopse
«Muitas outras viagens por dentro são possíveis, 40 anos depois do PREC. Cem testemunhos a dar muito que pensar sobre os caminhos do tempo presente, em Portugal. Pedi a cem pessoas que fizessem um mergulho nesse tempo que viveram entre o 11 de Março e o 25 de Novembro de 1975, durante o combate feroz entre aqueles que queriam o regime democrático em Portugal e aqueles que exigiam a implantação absoluta do regime comunista no País. Disse-lhes que os mais novos não têm ideia do que as pessoas passaram durante o PREC. Conversei com 50 mulheres e 50 homens, figuras públicas de diferentes e opostas posições políticas sobre as suas experiências e sabedorias, para poder escrever os seus testemunhos dessa época. Desde os primeiros testemunhos já eu descobria que todos os portugueses tiveram em comum uma vertigem de medo, de perigo, de angústia. Enquanto durou o PREC, foram de instabilidade os tempos. Ninguém sabia, ao certo, a que extremos poderia chegar a tomada do poder, nem qual seria o futuro político do País. A liberdade era um desentendido e o regime democrático uma causa em aberto.»
Novidades da Relógio D’Água para Outubro:
Alexandra Alpha, de José Cardoso Pires (prefácio de Ana Margarida Carvalho)
A Minha Luta: 3. A Ilha de Infância, de Karl Ove Knausgård (tradução de Miguel Serras Pereira)
Neverness, de Ana Teresa Pereira
Carol, de Patricia Highsmith (tradução de Ana Luísa Amaral)
Hamlet, de William Shakespeare (tradução de António Feijó)
A Casa em Paris, de Elizabeth Bowen (tradução de Ana Maria Chaves)
Sobre os Espelhos e Outros Ensaios, de Umberto Eco (tradução de Helena Domingos e João Furtado)
O Amigo Comum, de Charles Dickens (tradução de Maria de Lourdes Guimarães)
Dez Razões para a Tristeza do Pensamento, de George Steiner (tradução de Ana Matoso)
Os Meus Primeiros Passos como Escritora, de Eudora Welty (tradução de Ana Matoso)

Sem comentários:

Enviar um comentário