domingo, 12 de julho de 2015

Ao Domingo Há Música

Nem um elevado grau de inteligência, nem imaginação, nem ambos juntos fazem um génio. Amor, amor e amor é a alma do génio.
                                                Mozart

Aceitámos uma das ofertas  do Festival  Dias da Música de 2015, promovido pelo Centro Cultural de  Belém, em finais de Abril último,em Lisboa.
" O  concerto Farinelli: Il Castrato integrado nos Dias da Música  propôs ao público uma selecção das músicas escolhidas pelo realizador Gérard Corbieau para o seu filme Farinelli, de 1994, baseado na vida do célebre Castrato italiano Carlo Broschi (24 de Janeiro 1705-15 de Julho de 1782),universalmente conhecido pelo nome que dá o título ao filme, Farinelli.
Através desses trechos revelam-se não apenas o ambiente cultural em que Farinelli viveu, se exibiu e se tornou, ano após ano, num dos ícones incontestáveis do canto na Europa, como também dos grandes compositores da época: sobretudo Johann Adolf Hasse, significativo compositor de ópera que, tal como Nicola Porpora, foi um dos mais importantes músicos que escreveu expressamente para o célebre castrato e que aqui foi representado pela ária «Son qual nave» da ópera Artaserse. Entre esta selecção estará presente também Georg Friedrich Händel, provavelmente o maior compositor de ópera do seu tempo, com a extraordinária e dilacerante ária «Cara sposa», de Rinaldo. E, ainda, o irmão do próprio Farinelli, Riccardo Broschi, que para ele compôs diversas árias, entre as quais a espectacular «Qual guerriero in campo armato», da ópera "Idaspe", inteiramente alicerçada no virtuosismo vocal. Por fim, como representante das origens napolitanas do grande castrato, Giovanni Battista Pergolesi com o seu «Salve regina», composição menos conhecida do que o famosíssimo «Stabat mater» mas não menos relevante do ponto de vista musical.
Através destas músicas, deduz-se no entanto aquele que talvez seja o dado mais importante, na óptica do encenador autor do filme: a excepcional vocalidade do intérprete, determinada não apenas pela sua particular voz de Castrato, mas também pelo ímpar talento do cantor, que era evidentemente dotado de um virtuosismo raro e de uma extensão mirabolante, que atingia tanto os cumes da voz de soprano como as profundezas inusitadas do contralto." CCB

 Eis algumas das árias  que fazem parte da banda sonora do filme:

 -  Ombra fedele anch'io da Ópera Idaspe de Riccardo Broschi


- Lascia Ch'io Pianga  de Acto II  da Ópera, "Rinaldo" de  George Frideric Handel .


-  Salve Regina, de Giovanni Battista Pergolesi . 


- Cara sposa, de  Georg  Friedrich Händel.


- E Finale

Making of do filme  Farinelli il castrato

Sem comentários:

Enviar um comentário