quarta-feira, 17 de junho de 2015

Prémio Camões 2015 para Hélia Correia

Imaginação e escrita elaborada marcam obra de Hélia Correia - Editor
"O editor da Relógio D´Água, Francisco Vale, sublinhou hoje "a grande imaginação e o português rico e dos mais elaborados, no espaço da língua portuguesa", na obra de Hélia Correia, hoje galardoada com o Prémio Camões.
"É um prémio merecido. É a autora que melhor está a escrever em língua portuguesa, actualmente", sublinhou Francisco Vale, da Relógio D´Água, editora que publica a obra de Hélia Correia desde meados dos anos 1980.
Contactado pela agência Lusa, o editor sublinhou que a escritora, de 66 anos, nascida em Lisboa, "tem uma obra muito diversa e diversificada", que percorre o romance, o teatro, o conto, a poesia e a novela.
"É realmente uma obra diversificada, mas tem em comum uma grande imaginação. O português dela é extremamente rico, e um dos mais elaborados dentro do espaço da língua portuguesa, portanto não me surpreende esta escolha", disse.
O editor revelou à Lusa que a Relógio D´Água vai reeditar agora todas as obras de Hélia Correia, que ficarem esgotadas no mercado, e ainda publicar um volume com obras escolhidas da escritora, nascida em Lisboa, em 1949.
O Prémio Camões 2015, no valor de cem mil euros, foi hoje anunciado no Rio de Janeiro, Brasil, onde o júri esteve reunido, e a escolha de Hélia Correia obteve unanimidade.
Foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989 como forma de reconhecer autores "cuja obra contribua para a projecção e reconhecimento da literatura de língua portuguesa em todo o mundo".
O júri integrou Rita Marnoto, professora na Universidade de Coimbra, Pedro Mexia, crítico literário e escritor, Inocência Mata, professora nas universidades de Lisboa e de Macau, e os escritores Affonso Romano de Sant`Anna, António Carlos Secchin e Mia Couto.
O primeiro distinguido, em 1989, foi o escritor português Miguel Torga. Em 2014, o Prémio Camões foi atribuído ao historiador e ensaísta brasileiro Alberto da Costa e Silva.
O anterior autor português a receber o Prémio Camões foi Manuel António Pina, em 2011." Lusa, em 17 Jun, 2015, 21:04

Sem comentários:

Enviar um comentário