sábado, 6 de junho de 2015

Malanje: As Pedras Negras de Pungo Andongo

A província de Malanje 
A província de Malanje situa-se no norte de Angola e a sua altura varia de 500m a 1500m em relação ao nível do mar. Está confinada pela República Democrática do Congo a Nordeste, pelas províncias angolanas de Uíge a Norte, do Kwanza Norte a Oeste, da Lunda Norte a Este, da Lunda Sul a Sudeste, do Bié a Sul e do Kwanza Sul a Sudoeste.
Na estrada para Malanje
Com uma  área de 97.602 km2,  apresenta um clima incerto, sub-tropical e seco. É a zona da palanca negra, única região do Mundo onde vive este animal, cuja caça é proibida. A palanca negra é o símbolo de Angola e da  transportadora aérea nacional, TAAG.
Esta província regista uma abundante fauna composta por diversos animais como antílopes, hipopótamos, leopardos, onças, crocodilos, elefantes, búfalos, javalis, pongolins, leões, hienas,  mabecos e outros, além de uma forte variedade de aves . Uma província de grandes caudais, onde os  rios são uma fonte de sustento e de riqueza. Capanda, a maior barragem de Angola , está localizada nesta província, aproveitando o largo e longo caudal do rio Kwanza.
Uma das explicações para a origem da palavra Malanje assenta no  kimbundu antigo em que Malanje significa "as pedras" (MA-LANJI).
A capital da província é a cidade de Malanje que dista 436 Km de Luanda. É uma zona privilegiada de atracções turísticas como as quedas do Kalandula ( antigas quedas do Duque de Bragança) a 85 Km (vista superior) e a 76 Km (vista inferior) onde existem as ruínas de uma antiga Pousada. 
O reino do Kiwaba N'zogi onde se encontram os túmulos  da Raínha Ginga e Ngola Mbandi. As Pedras Negras do Pungo-Andongo a 110 Km. Os Rápidos do Kabalo a 75 Km. As Grutas em Cacolo. O Parque Nacional da Kangadala. As Ilhotas no Quanza. A Baixa do Cassange. O Kateco Cangola. As Quedas de Bem Casados. As Quedas do rio Luaxe. As Quedas do Guilherme. O Túmulo do Zé do Telhado, em Mucári.

Percorrer os 436 km que ligam Luanda a Malanje é viajar por  zonas de acentuado contraste. Zonas que se vestem  com vegetação  profunda  e  luxuriante  ou se apresentam despidas, rochosas  e  quase  áridas. No entanto, por entre a magnitude das frondosas florestas, as estradas são frequentemente debruadas a verde.
 


O estado de conservação destas estradas era boa até há dois ou três anos. Após a pacificação interna de Angola, houve um enorme esforço de recuperação da rede viária  em todo o território. Inexplicavelmente, a construção ou  a respectiva manutenção  foram ineficazes ou negligenciadas e, apesar da beleza natural desta região, é um autêntico desafio circular nestas estradas. De buraco em buraco, o exercício de fuga ao acidente domina a viagem, pelo que é totalmente impróprio viajar à noite. Ao longo do percurso, encontram-se  múltiplas viaturas  acidentadas, nas bermas ou nos terrenos adjacentes.


Pedras Negras de Pungo Andongo
Localizadas no município de Cacuso, estão a 116 km da cidade de Malanje  e constituem uma importante atracção turística de Angola
Estas pedras, as fantásticas Pedras Negras de Pungo Andongo, o uma estranha formação rochosa com milhões de anos que se elevam acima da savana circundante.
Estátua da Rainha Ginga
Segundo a tradição, as pegadas esculpidas na rocha são de D. Ana de Sousa ou Rainha Nzinga Mbandi Ngola (Rainha Ginga). 
 Pungo Andongo, é, no entanto, mais do que um simples local de ocorrência de anomalias geológicas. De acordo com a lenda , a Rainha Ginga  organizava, neste local, orgias  e sessões de tortura aos seus oponentes É um local pleno de mitos, lendas, tradições e valores culturais. 






Pelas suas características topográficas e geomorfológicas, o Pungo-Andongo chegou a servir de fortaleza para os Reis Ngola, tendo sido, nessa época, capital do Reino do Ndongo. Em Pungo-Andongo, não se  deve deixar de visitar a Pegada do Rei Ngola Kiluanji, as Pegadas da Rainha Njinga, o Cantinho do Céu, a Pedra do Velho Caturra e a Pedra do Pomar Sagrado.
A vila de Pungo-Andongo localiza-se nas imediações das ruínas da antiga Fortaleza de Pungo-Andongo, erguida em 1671 pelos portugueses



Há organizações e escolas  que procuram esta linda e diferente localidade para   mostrar aos jovens outros horizontes em que a História e a Lenda se confundem.


E para finalizar, embora de uma forma incompleta porque  este Sítio merece muitas outras palavras e imagens, apresenta-se um registo em vídeo que destaca, com maior amplitude, a  beleza desta região e acrescenta mais informações sobre a  sua  história. 

Sem comentários:

Enviar um comentário