quarta-feira, 18 de março de 2015

Eventos culturais

18 de Março, 4ª feira, pelas 19:00h
Ciclo Literário - Conferência sobre a Revista Orpheu
"O Grémio Literário participa nas comemorações nacionais do centenário da publicação da Revista Orpheu (1915), integrando a Comissão de Honra que organiza colóquios e outras manifestações em Portugal e no Brasil.
Pelo seu lado, o Grémio Literário reúne nas suas instalações (onde Almada Negreiros, seu sócio honorário, se estreou em 1912) três especialistas do Modernismo Português – os Professores Eduardo Lourenço, Eugénio Lisboa e José-Augusto França, seus colaboradores habituais, para uma conversa sobre o significado de Orpheu na Cultura Portuguesa."
                                     100 Orpheu - Teaser from 100Orpheu on Vimeo.
"Em 2015 o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) em parceria com o Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade (LEPEM) do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo irão organizar um Colóquio Internacional comemorativo do centenário da edição da revista ORPHEU.
Em Portugal, o Colóquio decorrerá de 25 a 28 de março de 2015 (na Fundação Calouste Gulbenkian e no Centro Cultural de Belém) e, no Brasil, de 25 a 28 de maio de 2015 (na Universidade de S.Paulo)."
Lisboa, 4 de Abril de 1915
Meu caro Côrtes-Rodrigues:
Muito à pressa.
Ontem deitei no correio um Orpheu para si. Foi só um porque podemos dispor de muito poucos. Deve esgotar-se rapidamente a edição. Foi um triunfo absoluto, especialmente com o reclame que A Capital nos fez com uma tareia na 1.ª página, um artigo de duas colunas. Não lhe mando o jornal porque lhe escrevo à pressa, da Brasileira do Chiado. Para a mala seguinte contarei tudo detalhadamente. Há imenso que contar. Agora tenho tido muito que fazer. (...) Naturalmente temos que fazer segunda edição. «Somos o assunto do dia em Lisboa»; sem exagero lho digo. O escândalo é enorme. Somos apontados na rua, e toda a gente — mesmo extra-literária — fala no Orpheu.
Há grandes projectos. Tudo na mala seguinte.
O escândalo maior tem sido causado pelo 16 do Sá-Carneiro e a Ode Triunfal. Até o André Brun nos dedicou um número das Migalhas.
Meus cumprimentos a seu Pai. Um abracíssimo do
Fernando Pessoa
Apresentação
“Tudo o que eles tocam, levanta voo à nossa frente”. Assim o crítico e filósofo Eduardo Lourenço um dia descreveu o impacto que o grupo modernista português vem exercendo sobre a produção artística e literária da contemporaneidade, desde o seu advento, com a publicação da Revista Orpheu.
Defini-lo perentoriamente como “autêntica revolução poética, sem paralelo na história literária portuguesa” foi um acerto visionário, de modo que, às vésperas de seu primeiro centenário, estamos ainda a colher os frutos dessa virada, disseminados para muito além da lusofonia.
Procurando celebrar a data, o CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), o LEPEM (Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade, da Universidade de São Paulo), e o IECCPMA (Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes) irão organizar conjuntamente o Congresso Internacional Luso-Brasileiro 100 Orpheu — que decorrerá, em Portugal, na Fundação Calouste Gulbenkian e no Centro Cultural de Belém (março de 2015) e, no Brasil, na Universidade de São Paulo e na PUC de São Paulo (maio de 2015) — 100 anos depois do lançamento da revista literária.
Trata-se, afinal, de, com a colaboração e a presença já confirmada de reconhecidos escritores, professores e investigadores (Arnaldo Saraiva; Eduardo Lourenço; Ellen Sapega; Ettore Finazzi-Agrò; Fernando Cabral Martins; Fernando Guimarães; Fernando Pinto do Amaral; George Monteiro; Gonçalo M. Tavares; Isabel Ponce de Leão; Jerónimo Pizarro; José Carlos Seabra Pereira; José-Augusto França; Leyla Perrone-Moisés; Lídia Jorge; M. do Carmo Mendes; Maria Helena Nery Garcez; Mário Cláudio; Miguel Real; Onésimo Teotónio Almeida; Patrick Quillier; Perfecto Cuadrado Fernandéz; Raul Rosado Fernandes; Richard Zenith; Salvato Trigo; Teolinda Gersão; Teresa Rita Lopes; Tolentino de Mendonça; Tom Earle, Wladimir Krysinski, entre muitos outros), refletir sobre a plêiade de escritores e artistas cuja produção foi marcada profundamente por uma experimentação estética e literária: Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, António Ferro, Amadeo de Sousa-Cardoso, Santa-Rita Pintor, Luís de Montalvor, Ronald de Carvalho, Alfredo Pedro Guisado, Armando César Cortes-Rodrigues, Ângelo de Lima, Raul Leal, e todos os que, balizados pelo timbre das obras que estes legaram à posteridade, aprofundaram a descontinuidade moderna, numa cadeia de acontecimentos que ainda hoje persistem na memória coletiva não só luso-brasileira, mas também europeia.
Na sequência desse raciocínio, e atendendo à enorme importância e peso institucional deste Congresso, a Comissão Organizadora empreende esforços no sentido de congregar especialistas e críticos renomados de todas as partes do mundo, como também escritores, poetas e artistas que deponham e reflitam sobre o impacto e influência que a geração modernista portuguesa causou e vem causando no campo artístico e, mais especificamente, no estético-literário. Para além disso, considerará ainda, na Comissão de Honra Institucional, com a presença de diversas Instituições portuguesas e brasileiras ligadas à cultura e à arte de modo geral, bem como de Universidades e Centros de Pesquisa cujos representantes e especialistas promovam o mais fecundo debate. 
Concebendo-se este Congresso Internacional como oportunidade única de intensificar os laços históricos e culturais entre Brasil e Portugal, procurar-se-á, assim — entre conferências plenárias, comunicações, mesas redondas, painéis temáticos, exposições, programas artísticos paralelos de teatro, concertos, passeios literários, etc. —, refletir amplamente sobre um legado comum cuja permanência o próprio Fernando Pessoa, em 1915, prenunciava: «Na mitologia dos antigos, que o meu espírito radicalmente pagão se não cansa nunca de recordar, numa reminiscência constelada, há a história de um rio, de cujo nome apenas me entrelembro, que, a certa altura do seu curso, se sumia na areia”. Aparentemente morto, ele, porém, mais adiante — milhas para além de onde se sumira — surgia outra vez à superfície, e continuava, com aquático escrúpulo, o seu leve caminho para o mar». Será também por aí que o Congresso Internacional Luso-Brasileiro 100 Orpheu permitirá continuar esse "rio" de que Pessoa falava; e tão importante quanto os desígnios substanciais subjacentes à realização do Congresso — a (re)avaliação da Geração de Orpheu, promovendo novas pistas, preenchendo "lugares" de leituras — são os esforços para atingir um "mar", que, no caso, se consubstancia no profundar da relação entre dois países, entre duas identidades, intimamente unidos pela Língua Portuguesa — a mesma, afinal, que Fernando Pessoa um dia considerou uma das três línguas que permaneceriam no futuro."
A organização
CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
LEPEM (Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade, da Universidade de São Paulo)
IECCPMA (Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes)

"O Movimento Lev’Arte vai realizar, pelo segundo ano consecutivo, o FESPOL (Festival de Poesia de Luanda 2015). O evento começa na próxima quinta-feira e decorre até sábado em vários pontos de Luanda sob o lema “Poesia – A arte que comanda a vida”. Conta com a parceria da União dos Escritores Angolanos, a Aliança Francesa, o Centro Cultural Português, a Casa de Cultura Brasil e a Mediateca de Luanda.
Com um calendário preenchido de vários atractivos para a comunidade literária, intelectual, estudantes e curiosos, o FESPOL conta congregar, em vários espaços da cidade de Luanda, actividades de índole diversa, nomeadamente, recitais, saraus de debate, seminário de escrita criativa, exposição de fotografia e de pintura, espectáculos musicais, teatro e projecção de filmes biográficos de escritores.
Os filmes literários vão destacar figuras como Eça de Queirós, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Almeida Garrett, José Saramago, António Lobo Antunes, entre outros, e terão lugar no Auditório Pepetela do Centro Cultural Português. O mesmo lugar vai acolher, igualmente, recitais de poesia com António Panguila, Kanguimbo Ananas, Marta Santos, António Gonçalves, entre outros escritores.
O evento conta com vários convidados estrangeiros, destacando-se a actriz e corógrafa francesa, Sylvia Mombo que estará em Luanda para realizar oficinas em escolas e universidades, e apresentará um espetáculo para um público de crianças e adolescentes na Mediateca de Luanda, a sede da FESPOL.
Uma exposição sobre a vida e obra de Agostinho Neto, a ter lugar, igualmente, na Mediateca de Luanda, faz parte do calendário da FESPOL.
Eventos dessa natureza acontecem em vários países do mundo. Cada país organiza o seu festival. Vejamos: Senegal (Biennale Internationale de Poésie de Dakar); Chile (Encuentro Internacional de Poetas Chile Poesía); Áustria (Festival de Poesía Latinoamericana en Viena); Espanha (Festival Internacional de Poesía de Barcelona); Argentina (Festival Internacional de Poesía de Buenos Aires); França (Festival Internationale de Poésie de Paris); Russia (International Poetry Festival of Moscow); Holanda (Poetry International, Rotterdam); entre outros países. E, agora, Angola (Festival de Poesia de Luanda).
Sublinhe-se que o Movimento Lev’Arte, entidade fundadora e respreponsável do FESPOL, vem realizando, desde a data da sua fundação, recitais de poesia e saraus culturais, promovendo, entre jovens escritores, debates de índole diversa em torno do livro e da importância da leitura. Este movimento tem estabelecido pontes entre escritores e leitores, potenciando a aproximação entre os dois elos, no âmbito do seu papel de incentivo a leitura. Escritores como João Melo, Trajanno Nankova Trajano, Adriano Botelho de Vasconcelos, entre outros, participaram de círculos de debate promovidos pelo Movimento Lev’Arte.
São recorrentes, entre as suas acções, promoções de feiras de livro e conferências subordinadas a temas diversos, ministradas nas escolas do I e do II Cíclo. Muitos membros dessa agremiação, maioritariamente jovens, têm obras publicadas nos vários géneros literários. O Movimento Lev’Arte dá suporte logístico e promocional a outros escritores não membros com a intenção de publicar o livro. Recentemente, alguns membros seus integraram a 2ª colecção de 11 livros publicados no quadro do “Projecto Amo Angola”, programa estatal para a promoção da cultura, educação e patriotismo.
Com núcleos já formados nas províncias do Namibe, Huambo, Benguela, Kuanza Norte, Bengo e Huila, o Movimento Lev’Arte desempenha um papel acentuado no incentivo à criatividade artística e ao intercâmbio cultural. Na véspera da celebração do seu 8º aniversário, o Movimento Lev’Arte foi homenageado na SAMPOESIA (Mostra Internacional de Poesia), que decorreu de 4 a 7 de Junho de 2014, na cidade de São Paulo, Brasil. O critério que originou esta distinção internacional foi assinalado “pela sua importância e actuação na divulgação, produção e promoção da poesia contemporânea”. Bem-haja ao FESPOL! Bem-haja ao Movimento Lev’Arte!"RA
Nesta edição, além da Mediateca de Luanda, a União dos Escritores Angolanos, o Instituto Médio de Economia de Luanda e o Centro Cultural Português também vão acolher actividades do FESPOL. Veja o programa completo aqui
      

Sessão Comemorativa do 2.º Centenário do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-2015)
"O Grémio Literário, em parceria com o Instituto Dom João VI, vai organizar uma Sessão Comemorativa do 2.º Centenário do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-2015).
A sessão contará com as intervenções dos Presidentes das mencionadas Instituições organizadoras, e comunicações de ilustres Académicos de Portugal e do Brasil, nomeadamente o Professor Doutor Jorge de Miranda, Professor Doutor José Pedro Paiva, Professor Doutor Rui de Figueiredo Marcos, Eng.º Frederico Falcão, Professora Doutora Beatriz Maria Eckert-Hoff, Dr. Ronald Bicca, e o Dr. Ibsen Noronha."
  9 de Abril, 5ª feira, pelas 18:30h
  Ciclo de conferências sobre as relações luso-italianas 
"Integrado no 5º ciclo de conferências sobre as relações luso-italianas, o Grémio Literário em colaboração com o Consócio D. Tiago Henriques (Louriçal) promove, na Biblioteca, uma sessão com a participação de Miguel Ribeiro Pedras, da FCSH-UNL, subordinada ao tema “Itália e o Arquivo da Casa de Louriçal: personagens e colecções num Arquivo de Família”. 
O 5º ciclo de conferências de relações luso-italianas Scrigni della memoria: Arquivos e Fundos Documentais para o Estudos das Relações Luso Italianas, organizado pela Prof. Doutora Nunziatella Alessandrini (CHAM) e a Dra. Susana Bastos Mateus (Cátedra A. Benveniste Universidade de Lisboa e CIDEHUS/UÉ), pretende regressar à matéria-prima para o estudo das relações luso-italianas: os arquivos e os fundos documentais. Foram privilegiadas as abordagens a arquivos privados pouco conhecidos e quase inexplorados para a temática em estudo, paralelamente aos riquíssimos fundos presentes nos arquivos nacionais italianos e portugueses.
Ao longo das diversas conferências propostas serão apresentados fundos e arquivos que podem suscitar novas e inéditas abordagens sobre as relações luso-italianas, numa diacronia que se estende desde o século XV até aos inícios do século XIX."
A conferência será seguida de jantar ao preço de 30€, por pessoa.
Convocatória Festival Enlaces
"A Casa da América Latina (CAL), a Associação Enlaçart – Associação de Amizade Portugal e América Latina, a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Alcântara estabelecem uma parceria na organização do FESTIVAL ENLACES – CULTURAS LATINO-AMERICANAS EM LISBOA, iniciativa que apresentará em Lisboa, no Alto de Santo Amaro (Alcântara), a diversidade da expressão cultural da região. Gastronomia, artesanato e artes plásticas, música, dança e literatura serão os pilares da programação deste festival multidisciplinar e intercultural.
Local: Alto de Santo Amaro, Alcântara
Dias: sexta a domingo, 26 a 28 de Junho de 2015
(sexta: 19h00-01h00; sábado: 10h00-01h00; domingo: 10h00-22h00)
Este evento corresponde aos seguintes objectivos:
– Aproximação dos portugueses a outras culturas, promovendo o respeito pelo outro e a integração de imigrantes;
– Conhecimento e contacto com a diversidade cultural latino-americana;
– Contacto com a cultura de origem por parte da comunidade latino-americana (primeiras e segundas gerações);
– Valorização de tradições populares locais e o seu cruzamento com internacionais, uma vez que o festival ENLACES estará inserido no mesmo período de tempo e espaço que a ROMARIA DE SANTO AMARO, uma importante festividade popular do bairro de Alcântara. O público terá a oportunidade de contacto com uma oferta local e global.

CANDIDATURAS
As entidades e pessoas interessadas em participar no FESTIVAL ENLACES deverão enviar candidaturas até ao dia 27 de Março de 2015 para o seguinte e-mail: festenlaces2015@gmail.com
Serão aceites candidaturas nas seguintes áreas: gastronomia (produtos alimentares já confeccionados), artesanato e artes plásticas, música, dança, literatura e outros. Deverão referir a área em que se insere (uma das acima descritas), a identificação do proponente (nome da pessoa física/jurídica, nacionalidade, contactos), a descrição da actividade proposta e as necessidades (de espaço e técnicas).
As candidaturas serão avaliadas pela comissão organizadora, segundo critérios de ordem artística e técnica, procurando respeitar a representatividade nacional e a diversidade cultural latino-americana."CAL
Dúvidas e informações:
festenlaces2015@gmail.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário