sábado, 3 de janeiro de 2015

Os meus doze livros de 2014

Muitos livros foram publicados em 2014. Alguns transformaram-se rapidamente em best sellers o que, no nosso português, quer dizer campeões de vendas. Outros passaram discretos,  mas afirmando-se pela excelente qualidade. (A revelação de uma grande obra vai acontecendo. Precisa de tempo para ser absorvida.) Alguns foram reeditados o que é de aplaudir, pois a maioria englobava  obras de consagrado valor que estavam esgotadas. 
Ao longo do ano , foi  anunciada,  em rubrica mensal, a diversa publicação de livros. Quem segue estas linhas,  acedeu, no momento,  a uma lista actualizada. Ora o que pretendo registar, neste início de ano, não são informações sobre essas obras. O que me motiva é  o prazer que me proporcionou  a leitura  de alguns livros e a retoma de deleitosas (re)leituras  de outros,  durante o ano de 2014. Desse conjunto, escolhi apenas doze, uma dúzia de livros. Seria tedioso  afrontar o novo ano com a lista de livros de uma leitora de magnânimo consumo e de incondicional fidelidade. Ler é um dos meus maiores prazeres e uma actividade inadiável, imprescindível ao bom laborar dos meus dias. Os livros que preencheram o meu ano de 2014 são muitos. Ao destacar somente doze,  tenho como critério o prodigioso efeito que sempre provocam em mim, aliado  àquela inebriante sedução que me faz sucumbir e render aos bons livros. Assim, a escolha  recai em alguns livros  que são e serão meus amigos e companheiros de todos os tempos e de outros que surgiram este ano  e me deixaram cativa.
Nomeio-os sem qualquer ordenação valorativa. O objectivo é indicar o livro, o autor e o respectivo género literário. Todos eles  são valorosos, enquanto obras literárias e fonte de imenso deleite e aprendizagem.

De Manoel de Andrade, " Nos rastros da Utopia, uma memória crítica da América Latina nos anos 70", Editora Escrituras, S.Paulo, Brasil, 2014 - (Literatura Memorialística)
De Eugénio Lisboa : 
" Acta Est Fabula, Memórias IV - Peregrinação: Joanesburgo. Paris Estocolmo. Londres" ,   Editora Opera Omnia, Outubro de 2014  -  (Literatura Memorialística)
"Indícios de Oiro" Vols. I e II, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa 2009 -    (Ensaios)
De Philip Roth, " Os Factos", Publicações Dom Quixote, Maio de 2014 - (Literatura Memorialística)
De Henry de Montherlant, " O Caos e a Noite ", tradução de Manuel Poppe, Editora Ulisseia, Agosto de 1977 - ( Romance)
De J. Rentes de Carvalho, " Ernestina ", Quetzal Editores5ª edição, Julho de 2014 - (Romance autobiográfico)
De Milan Kundera, "A festa da Insignificância", Publicações Dom Quixote, Outubro de 2014 - (Romance)
De Eugénio de Andrade, "As Palavras Interditas. Até amanhã", Editora Assírio & Alvim, Outubro de 2012 - ( Poesia)
De Jorge de Sena, "Antologia Poética", Edições Asa, Maio de 1999 - ( Poesia)
De Ruy Belo, " Todos os Poemas" Vols. I, II, III, Editora Assírio & Alvim, Dezembro 2000 - ( Poesia)
De George Steiner, " Gramáticas da Criação", Relógio D'Água  Editores, Junho de 2002 - ( Ensaio)
De Harold Bloom, " A anatomia da influência , Literatura como modo de vida", Editora Objetiva, Rio de Janeiro, 2013 - ( Ensaio)

1 comentário:

  1. Doze livros que nos deixam a pensar... por muito tempo! - Varela Pires

    ResponderEliminar