segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Exposições, Espectáculos , Prémios em 2015

Colecção Pessoa e Poetas do Mar e Mundo em destaque na Casa Fernando Pessoa
A Casa Fernando Pessoa, em Campo de Ourique tem neste Janeiro de 2015, a mostra da pintura "assente em poesia" de Manuel Casimiro, mais uma sessão de poesia Poetas de Mar e Mundo e ainda os novos títulos da Colecção Pessoa, uma iniciativa da Tinta-da-china.
A exposição de Manuel Casimiro, "Viagem na Pintura, no Pensamento", que está desde Outubro ficará até ao fim do mês de Fevereiro, dia 28, dado o interesse demonstrado pelo público.
Trata-se de uma exposição literalmente assente na poesia, pois o material usado por Manuel Casimiro foram as capas das revistas de poesia Cahiers du Refuge.
Sobre Manuel Casimiro, escreve Bernardo Pinto de Almeida: "Manuel Casimiro pinta como quem filosofa", refere a nota de imprensa.
A Colecção Pessoa foi lançada pela editora Tinta-da-china em 2013. Com direcção de Jerónimo Pizarro, foram já publicados o "Livro do Desassossego", em duas edições distintas, a edição de colecção, anotada e com a ortografia original de Fernando Pessoa, e a edição de bolso, com a ortografia actualizada e sem aparato crítico, e "Eu Sou Uma Antologia – 136 autores fictícios", levantamento de todos os autores criados por Pessoa e que inclui ainda 77 textos inéditos.
"Álvaro de Campos – Obra Completa", contributo de peso para a estabilização do cânone pessoano, já que poesia e prosa são reunidas pela primeira vez num só volume, foi mais uma publicação desta colecção que aliás será objecto de um debate que terá lugar pelas 18:30 de dia 14 de Janeiro.
A conversa contará com a participação de Jerónimo Pizarro, Patricio Ferrari e Antonio Cardiello.
A riqueza e a História da Língua Portuguesa continuam em debate, reflexão e descoberta nas sessões de poesia Poetas de Mar e Mundo a celebrar oito séculos de Língua Portuguesa.
Na sessão de Janeiro, que terá lugar pelas 18:00 de quinta, dia 22, às 18h00, o português em destaque será o que se fala e escreve na Guiné-Bissau.
A tertúlia será moderada por Maria Maya com a participação especial do poeta guineense Emílio Tavares Lima.
Como é habitual, o microfone está aberto às leituras e à participação de todos.
Lembramos que a Casa Fernando Pessoa, onde o poeta habitou nos últimos 15 anos da sua vida, está aberta de segunda a sábado, das 10:00 às 18:00.
Além da programação regular que anima este espaço, pode também visitar-se o quarto de Fernando Pessoa e a biblioteca temática, especializada em Fernando Pessoa e em poesia, refere a nota de imprensa." Zita Ferreira Braga,Hardmusic,8.01.2015
 
A Academia anunciou novidades para a cerimónia de apresentação dos nomeados para os Oscares 2015, que será dividida em duas partes e terá convidados muitos especiais.
"Juntamente com Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia, J.J. Abrams (realizador do novo filme da saga "Guerra das Estrelas"), Alfonso Cuarón (realizador de "Gravidade") e Chris Pine ("Star Trek" e "Caminhos da Floresta") são os outros responsáveis pela revelação dos nomeados em todas as categorias, num processo que dividirá o anúncio em duas partes num programa que terá lugar a 15 de Janeiro.
A primeira parte, que será transmitida pelas 13:30 (hora de Lisboa), será da responsabilidade de J.J. Abrams e Alfonso Cuarón.A segunda parte terá lugar exactamente oito minutos depois e será apresentada por Cheryl Boone Isaacs e Chris Pine.Segundo a AMPAS, trata-se do início de "uma tradição que celebra a contribuição de todos os nomeados através do anúncio de todas as 24 categorias" dos Oscares, numa nova abordagem que "permite o reconhecimento da excelência que existe em toda a indústria".A 87ª edição dos Oscars, com Neil Patrick Harris como anfitrião, realiza-se a 22 de Fevereiro no Dolby Theatre, em Los Angeles."Hardmusic

Filme de animação 'O Principezinho' estreia em Outubro
por M.J.C., DN-10.01.2014
Era uma vez um Principezinho que vivia num planeta pouco maior do que ele e precisava de um amigo. É assim que começa um dos livros mais lidos em todo o mundo.
Para além das várias edições em Portugal e de haver também um espectáculo em cena no Teatro Politeama, em Lisboa, pelas mãos de Filipe La Féria, O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry irá ter, este ano, uma nova versão cinematográfica.
Com estreia marcada para 7 Outubro em França, Le Petit France é um filme de animação realizado por Mark Osborne e a divulgação do trailer, no final do ano passado, colocou as expectativas muito elevadas. Afinal, Mark Osborne é o responsável por êxitos como O Panda do Kung Fu (2008).
O filme adapta a história do pequeno príncipe tendo como protagonista uma menina e o seu vizinho Aviador, que lhe conta as histórias das suas viagens e de como conhece um dia o Principezinho. Produzido pela Onyx Films, com argumento de Irena Brignull, o filme original é em francês. Na versão inglesa irão ouvir-se as vozes de estrelas como James Franco, Benicio del Toro, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Jeff Bridges e Ricky Gervais, entre outros.
Apesar de esta ser a primeira vez que o livro de Saint-Exupéry dá origem a um filme de animação, não é o primeiro filme baseado na obra. Um dos mais conhecidos foi realizado por Stanley Donen em 1974 e contava com a participação de Bob Fosse como a Cobra e Gene Wilder como a Raposa:

Antoine de Saint-Exupéry escreveu e ilustrou O Principezinho em 1942 nos Estados Unidos, onde estava exilado. A obra foi publicada pela primeira vez em Abril de 1943 nos Estados Unidos em inglês e em francês.
Naquele mês em que a obra foi publicada, o escritor e piloto partiu para combater na Argélia. Morreu em 1944 sem saber que o livro foi publicado também em França (1946) - numa edição com ligeiras alterações em relação à publicação norte-americana - e se tornou num sucesso internacional."DN
Musicais e dança compõem o programa do Teatro Joaquim Benite em Almada
Vinte e oito peças de teatro, quatro das quais em estreia, onze espectáculos musicais e sete de dança compõem a programação de 2015 da Companhia de Teatro de Almada (CTA).
"A Mauser", do dramaturgo alemão Heiner Müller, numa encenação de Matthias Langhoff, antigo codirector do Berliner Ensemble, e a tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen de "Hamlet", de Shakespeare, dirigido por Luís Miguel Cintra, são duas das quatro estreias da temporada da CTA.
As outras duas estreias são "A tragédia optimista", com encenação de Rodrigo Francisco e que estreará em Dezembro, quando também subirá ao palco do Teatro Joaquim Benite a produção "Pastéis de nata para Bach", com direcção de Teresa Gafeira e dirigidas ao público mais jovem.
Em declarações à Lusa, Rodrigo Francisco destaca que a temporada "reflecte a crise e assenta em temas políticos, já que duas das criações abordam a revolução russa de 1917: "A Mauser" [de Müller] e "A tragédia optimista", de Vsevolod Vichnievski".
É também uma "temporada rara", adianta, uma vez que conta dois espectáculos com encenação de dois nomes de "enorme valor e reputação, como Cintra e Langhoff".
Quanto às peças de Müller e de Vichnievski, Rodrigo Francisco diz que "dialogam entre si, mas também dialogam com o público, já que é importante perguntar se ainda faz sentido questionar se, neste canto de uma Europa acomodada e tributável, continua a fazer sentido pensar nos acontecimentos na Rússia de há 98 anos".
"A Mauser" estreia em Maio e "Hamlet", coprodução da CTA e da Cornucópia, vai contar com o actor Guilherme Gomes, como protagonista, e subirá à cena em Novembro, depois da estreia a 05 de Julho, no Festival de Almada, e da representação no Teatro da Cornucópia, a partir de 17 de Setembro, segundo a programação já divulgada pela companhia de Lisboa.
Além das criações e da reposição em palco de peças da temporada de 2014, como "O pelicano", encenada por Rogério de Carvalho, que teve lotações esgotadas, e que este ano volta à cena, e de "Kilimanjaro", baseada na novela de Ernest Hemingway, que esteve em cena em Dezembro, a CTA vai ainda acolher representações de companhias provenientes de Braga, Porto, Lisboa, Coimbra, Sintra, Torres Vedras, Setúbal, Faro, Segóvia e Santiago de Compostela.
Entre as peças de acolhimento, quatro são de produção espanhola, havendo ainda a assinalar, segundo Rodrigo Francisco, a presença do Ballet da Argentina, nas produções de dança.
"Temos uma programação diversa que não exclui o grande ecletismo nas escolhas, de modo que os cidadãos de Almada encontrem sempre espectáculos que lhes agradem", disse Rodrigo Francisco à Lusa, ressalvando, contudo, tratar-se de uma temporada orçada em 175.000 euros, totalmente custeada pela autarquia local.
"Gata em telhado de zinco quente", de Tennessee Williams, pelos Artistas Unidos, numa encenação de Jorge Silva Melo (Lisboa), "O contrabaixo", de Patrick Suskind, encenado por António Mercado, de O Teatrão (Coimbra), "Longe do Corpo", texto e encenação de Marta Freitas, da Companhia Mundo Razoável (Porto), e "Moby Dick", encenação de Pedro Alves, do teatromosca, sobre Herman Mellvile (Sintra), contam-se entre as peças que a CTA vai acolher ao longo desta temporada.
Nos espectáculos de música, destacam-se concertos de Luís Represas, Áurea e António Zambujo, assim como coros de zarzuelas famosas.
Na dança, é de destacar a presença da Companhia Nacional de Bailado.” Zita Ferreira Braga,Hardmusic,10.01.2015

Nomeações  para os Bafta
O filme "Grand Budapest Hotel", de Wes Anderson, com onze nomeações, lidera os Bafta, prémios de cinema do Reino Unido, que hoje foram anunciados em Londres.
"Grand Budapest Hotel", uma comédia inspirada no universo literário do austríaco Stefan Zweig, está nomeado para melhor filme, realização, actor (para Ralph Fiennes) e argumento original, entre outras categorias.
Seguem-se "Birdman (ou a inesperada virtude da ignorância)", de Alejandro González Iñárritu, com dez nomeações, e "A teoria de tudo", de James Marsh, sobre o físico Stephen Hawking. Com nove nomeações figura "O jogo da imitação", de Morten Tyldum, juntando-se "Boyhood" de Richard Linklater, na categoria de melhor filme.
Para o Bafta de melhor realizador foram escolhidos Linklater, Wes Anderson, Iñárritu, James Marsh e Damian Chazelle, pelo filme "Whiplash - Nos limites".
Ralph Fiennes, Michael Keaton ("Birdman"), Benedict Cumberbatch ("O jogo da imitação"),
Eddie Redmayne ("A teoria de tudo") e Jake Gyllenhaal ("Nightcrawler - Repórter na noite"), discutirão o Bafta de melhor actor.
Para o Bafta da melhor actriz estão nomeadas Amy Adams ("Big Eyes"), Felicity Jones ("A teoria de tudo"), Julianne Moore ("O meu nome é Alice"), Rosamund Pike ("Em parte incerta") e Reese Witherspoon ("Livre).A cerimónia de entrega dos Bafta, prémios atribuídos anualmente pela Academia de Cinema do Reino Unido, decorrerá a 08 de Fevereiro, e como é hábito ainda antes dos Óscares"Hardmusic
por Lusa
Além do prémio de melhor realizador, "Boyhood" venceu também nas categorias de melhor filme e melhor atriz secundária.
"Boyhood" foi hoje o grande vencedor nas categorias de cinema dos Globos de Ouro, ao arrecadar três prémios na 72.ª edição da gala, em que "Birdman" e "The Theory of Everything" ("A Teoria de Tudo") conseguiram dois galardões, respetivamente.
O prémio de melhor realizador foi para Richard Linklater, pelo filme "Boyhood: Momentos de uma vida", que estava nomeado em cinco categorias. Richard Linklater destronou, além do realizador mexicano Alejandro González Iñárritu ("Birdman"), Wes Anderson ("Grand Budapest Hotel"), Ava Duvernay" ("Selma"), e David Fincher ("Em parte incerta").
Além do prémio de melhor realizador, "Boyhood" venceu também nas categorias de melhor filme e melhor atriz secundária (Patricia Arquette).
Eddie Redmayne arrecadou o prémio de melhor ator de drama em "The Theory of Everything (A Teoria de Tudo), enquanto Julianne Moore o de melhor atriz drama em "Still Alice" (O Meu Nome é Alice), pelo desempenho do papel de uma mulher com a doença de Alzheimer.
Michael Keaton recebeu o prémio de melhor actor de comédia ou musical pelo papel no filme "Birdman" (ou a inesperada virtude da ignorância), que estava nomeado em sete categorias.”DN
Leia o Artigo Completo
Globos de Ouro homenageiam «Charlie Hebdo»
Cartaz na passadeira vermelha e ovação de pé em homenagem às vítimas marcaram a cerimónia
“A cerimónia da entrega dos prémios Globos de Ouro arrancou esta noite com uma demonstração de solidariedade para com as vítimas dos atentados de Paris e um pedido de apoio à liberdade de expressão. As comediantes Tina Fey e Amy Poehler abriram as três horas da entrega dos Globos de Ouro – os prémios mais importantes da sétima arte nos EUA depois dos Óscares – com um monólogo cómico sobre o recente ataque informático à Sony Pictures, que envolveu o filme “The Interview”, uma sátira sobre uma conspiração para matar o líder da Coreia do Norte.«Hoje celebramos todos os filmes e programas de televisão aprovados pela Coreia do Norte», ironizou o duo.A cerimónia ganhou um tom mais sério quando o líder da associação de imprensa estrangeira em Hollywood, que entrega os Globos de Ouro, fez levantar a audiência numa ovação de pé com um pedido de apoio à liberdade de expressão depois do ataque à Sony Pictures e dos atentados em França.
«Juntos vamos ficar unidos contra todos os que querem reprimir a liberdade de imprensa, em qualquer lugar, desde a Coreia do Norte a Paris», disse Theo Kingma.Na passadeira vermelha, várias estrelas como George Clooney, Helen Mirren e Kathy Bates desfilaram com objetos, incluindo cartazes e crachás, com a inscrição «Je Suis Charlie», o slogan adotado por manifestantes e apoiantes da liberdade de expressão depois do ataque ao jornal satírico francês Charlie Hebdo na semana passada. Pelo menos 3,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo em França contra o terrorismo na sequência dos atentados ocorridos em Paris, segundo o Ministério do Interior francês.”TVI

Sem comentários:

Enviar um comentário