sábado, 13 de dezembro de 2014

Hoje é dia


" Parece que guardava o claro Céu
A Manuel e seus merecimentos
Esta empresa tão árdua, que o moveu
A subidos e ilustres movimentos:
Manuel, que a Joanne sucedeu
No Reino e nos altivos pensamentos,
Logo como tomou do Reino cargo,
Tomou mais a conquista do mar largo."
Luís de Camões, in " Lusíadas - canto IV, Est.66", Porto Editora

HOJE É DIA
13 de Dezembro, morre D. Manuel I, o rei inesperado
"Hoje é dia de recordar D. Manuel I, que nasceu em Alcochete, no dia 31 de maio de 1469. Foi o 14.º Rei de Portugal, cognominado ‘O Venturoso’, ‘O Bem-Aventurado’ ou ‘O Afortunado', quer pelos factos felizes que o transportaram ao trono, quer pelos que ocorreram durante o reinado. Morreu a 13 de Dezembro de 1521.
Ascendeu ao trono no ano de 1495, de forma inesperada e em circunstâncias excepcionais, sucedendo a D. João II, seu primo direito, de quem se tornara protegido.
Deu seguimento às explorações portuguesas que tinham sido iniciadas pelos antecessores, o que permitiu a descoberta do caminho marítimo para a Índia, do Brasil e das ambicionadas ‘ilhas das especiarias’, as Molucas, determinantes para a expansão do império português.
D. Manuel I foi o primeiro rei a assumir o título de Senhor do Comércio, da Conquista e da Navegação da Arábia, Pérsia e Índia. Em 1521, promulgou uma revisão da legislação, chamada ‘Ordenações Manuelinas’, que foram divulgadas com o apoio da imprensa, recente , no Portugal de então.
Era um homem muito religioso, que investiu parte da fortuna do país na edificação de igrejas e mosteiros, apoiando também a evangelização das novas colónias através dos missionários católicos.
Com a prosperidade resultante do comércio, em particular o de especiarias, realizou numerosas obras cujo estilo  arquitectónico ficou conhecido como ‘manuelino’.
É durante o seu reinado que – não obstante a sua resistência inicial, cumprindo as cláusulas do casamento com Dona Maria de Aragão – viria a autorizar a instalação da Inquisição em Portugal.
Morre em Lisboa, a 13 de Dezembro de 1521, com 52 anos. D. Manuel I está sepultado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Nasceram a 13 de dezembro Werner von Siemens, inventor e industrial alemão (1816), Philip Warren Anderson, físico norte-americano (1923), Dick Van Dyke, ator norte-americano (1925), e José Eduardo Agualusa, escritor angolano (1960).
Morreram neste dia Donatello, escultor italiano (1466), D. Manuel I, Rei de Portugal (1521), Simões de Almeida, escultor português (1926), Fritz Pregl, químico austríaco (1930), Gustave Le Bon, psicólogo francês (1931), Thomas Augustus Watson, assistente de Bell, colaborou na invenção do telefone (1934), Egas Moniz, médico e político português (1955), e Paul Samuelson, economista americano, Nobel da Economia (2009)." PTJornal

Sem comentários:

Enviar um comentário