domingo, 7 de dezembro de 2014

Ao Domingo Há Música

No dia em que Carlos do Carmo recebeu o Grammy "Lifetime Achievement Award",  foi-lhe prestada uma homenagem pela  Rádio Comercial com trinta e cinco artistas a cantar “Lisboa Menina e Moça”. Um fado que se tornou um tema emblemático de Lisboa, do Fado e da carreira de Carlos do Carmo com poema de José Carlos Ary dos Santos, Joaquim Pessoa e Fernando Tordo e música de Paulo de Carvalho. 



Foi com " grande  emoção e imensa surpresa  que Carlos do Carmo recebeu a notícia de ter sido escolhido para o prémio: "tive conhecimento do prémio através de um telefonema do presidente da Academia, que me ligou para casa. Tenho de confessar que durante os primeiros cinco ou dez minutos pensei que fosse uma brincadeira, até porque há aí uma rapaziada do stand up com uma graça incrível, que faz umas imitações bestiais e eu estava desconfiado".
E "foi com um “e viva Portugal!”, que Carlos do Carmo terminou o discurso de agradecimento na cerimónia de entrega do Grammy Latino de Carreira, que decorreu na quarta-feira, 19 de Novembro, no Hollywood MGM Theatre, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
“O ‘Board of Trustees’ da Latin Academy of Recording Arts and Sciences decidiu, por unanimidade, atribuir a Carlos do Carmo o “‘Lifetime Achievement Award’, galardão que distingue a obra das grandes referências do panorama musical internacional”, segundo comunicado da academia.
Em declarações à Lusa o fadista afirmou: “Num momento de sofrimento como o que o meu povo está a viver, e a minha pátria está a viver, a alegria que possa dar às pessoas, apesar da simplicidade que as coisas têm –isto não lhes mata a fome, nem lhes arranja emprego- , mas que possa dar-lhes uma alegria, já fico muito contente”.
O artista, com uma carreira de 51 anos, disse que esta é uma oportunidade para dar a conhecer outros artistas portugueses que, no futuro, podem vir a ser premiados.
Fazendo uma reflexão da sua carreira, Carlos do Carmo, filho da fadista Lucília do Carmo, afirmou: “Corri sempre em pista própria e não em pista de competição, nunca competi, até porque cantar não é o mesmo que correr. Há sempre gostos. Uns gostam mais de A, outros, de B. Isso não quer dizer que A ou B cantem muito bem ou cantem mal, são os gostos das pessoas”.

Carlos do Carmo tem uma imensa e rica discografia . Cantou muito e em excelência. Fê-lo a solo , mas também  com outros músicos, em registos variados. Com Bernardo Sassetti, exímio pianista e compositor, gravou um disco belo e diferente. O fado aliado ao som do piano.  
Ei-los em " No teu Poema".

E em " Retrato".

" Lisboa , menina e moça" na voz ímpar de Carlos do Carmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário