terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Livros e cinema

Livros para 2014
"Só a escritora Lídia Jorge publicará um romance, 'Os Memoráveis', nesta 'rentrée' literária de 2014. Todos os outros autores portugueses consagrados não têm livros novos ou foram afastados das escolhas que as editoras fizeram para o início deste ano.
As principais apostas das editoras vão para as efemérides do centenário da Grande Guerra e para os 40 anos do 25 de Abril, sendo que a Revolução dos Cravos serve de pretexto para se publicarem duas importantes biografias. A do polémico dirigente comunista Pavel, de autoria de Edmundo Pedro, e a do homem da propaganda de Salazar, António Ferro, de Orlando Raimundo.
Sobre a Revolução será também polémico o livro de memórias do escritor português que vive na Holanda, J. Rentes de Carvalho, que editará em Março 'A Flor e a Foice', um acerto de contas com o 25 de Abril. Segundo o autor revela ao DN, o seu livro "não vai ocultar a versão menos folclórica do 25 de Abril e os que do folclore retiraram grande honra e proveito".
Segundo Rentes de Carvalho, o seu relato "trará à tona os nomes de pessoas que até hoje nunca vi mencionadas, mau grado o papel que discreta e eficientemente desempenharam. É um relato fiel do que testemunhei e do que ouvi, acrescentado de informações, documentação a que tive acesso, e também de muito interesse e algum estudo".DN
Associação de Faro quer reaver livros confiscados pelos ingleses
por Lusa, texto publicado por Paula Mourato

A associação de defesa do património de Faro quer reaver para a cidade uma colecção de livros confiscada por tropas inglesas, em 1596, quando a cidade foi saqueada e incendiada sob o comando do conde de Essex.
Constituída por 65 títulos (de um total de 91 volumes), a então biblioteca que pertencia ao bispo do Algarve está depositada na Bodleian Library da Universidade de Oxford desde 1602, explicou à agência Lusa Bruno Lage, presidente da associação Faro 1540.
"Decidimos reclamar o que é da cidade através de uma moção votada pela nossa Assembleia Geral e da qual foi dado conhecimento ao governo britânico e à Universidade de Oxford", disse aquele responsável.
De acordo com Bruno Lage, apesar de nunca se ter conseguido confirmar que o exemplar do Pentateuco (livro religioso), que se encontra na British Library, também foi confiscado na mesma ocasião, a associação aproveitou para pedir também a sua devolução à cidade.
Aquela é alegadamente a única cópia conhecida do Pentateuco, que terá sido o primeiro livro impresso em Portugal, pelo editor judeu Samuel Gacon, operador da primeira oficina tipográfica em solo português, situada em Faro.
"Nós daríamos inevitavelmente muito mais valor a isso [ter o Pentateuco] do que a própria biblioteca onde está, que deve ter milhares de livros e com certeza muito mais importantes do que este", sublinhou.

O filme 'A propósito de Llewyn Davis', de Joel e Ethan Coen, foi eleito pela sociedade de críticos de cinema dos Estados Unidos da América como o melhor filme de 2013.
"Os irmãos Coen também receberam o prémio de melhor realização enquanto Oscar Isaac foi considerado o melhor actor do ano passado pela sua interpretação de um cantor folk em busca de sucesso no início dos 1960.
Além destes, os críticos americans premiaram Cate Blanchett como melhor atriz em Blue Jasmin, o filme de Woody Allen.
O prémio de melhor argumento foi para Antes da Meia-Noite, de Richard Linklater, Julie Delpy e Ethan Hawke. A associação de críticos elegeu como melhores atores secundários Jennifer Lawrence, em American Hustle (Golpada Americana, que se estreia em Portugal no próximo dia 23), e James Franco, em Spring Breakers: Viagem de Finalistas.
Sem grande surpresa, A Vida de Adèle, o filme que venceu a Palma de Ouro em Cannes, foi considerado o melhor filme estrangeiro."DN

Sem comentários:

Enviar um comentário