sexta-feira, 13 de setembro de 2013

90º Aniversário de Natália Correia

Retrato de Natália Correia pintado por Carlos Botelho
Livro dos Amantes 3

Pusemos tanto azul nessa distância
ancorada em incerta claridade
e ficamos nas paredes do vento
a escorrer para tudo o que ele invade.

Pusemos tantas flores nas horas breves
que secam folhas nas árvores dos dedos.
E ficámos cingidos nas estátuas
a morder-nos na carne dum segredo.
Natália Correia, in " Poesia Completa ", Publicações Dom Quixote

Auto-Retrato

Espáduas brancas palpitantes
asas no exílio de um corpo.
Os braços calhas cintilantes
para o comboio da alma.
E os olhos emigrantes
no navio da pálpebra
encalhado em renúncia ou cobardia.
Por vezes fêmea. Por vezes monja.
Conforme a noite. Conforme o dia.
Molusco. Esponja
embebida num filtro de magia.
Aranha de ouro
presa na teia dos seus ardis.
E aos pés um coração de louça
quebrado em jogos infantis.
Natália Correia, in " Poesia Completa ", Publicações Dom Quixote
Bual: Retrato Imaginário de Natália Correia (1983).
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Ponta Delgada comemora os 90 anos de Natália Correia
"As comemorações dos 90 anos do nascimento da escritora Natália Correia arrancaram, em Ponta Delgada, cidade onde nasceu, mas  ganharam âmbito nacional com a publicação de uma  antologia poética.
Natália Correia nasceu na Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, nos Açores, a 13 de Setembro de 1923, tendo a Câmara Municipal da cidade organizado um conjunto de iniciativas para assinalar a data que começou por um recital de poesia com o título "Saliências em movimento".
O programa, organizado pela autarquia, estende-se até 15 de Setembro e inclui "eventos musicais e culturais que valorizam o legado imenso de Natália", que "marcou a cultura, a literatura e a política contemporânea nos Açores e no país".
Assim, pelo Centro de Estudos Natália Correia, na Fajã de Baixo, realizou-se ainda, na quarta-feira, um concerto do Grupo Johan Sebastian Bach, "uma das muitas paixões da poetisa", segundo um comunicado da autarquia.
(...)Na quinta-feira, ontem, foi a apresentação da exposição de aguarelas "Natália Correira, Memórias de Lisboa" e, à noite, um "serão literário em género de café concerto", com o titulo "Recordar Natália e o Botequim".
Hoje, Sexta-feira, será descerrado um busto de Natália Correia junto ao edifício do centro de estudos.
Na sexta-feira, no sábado e no domingo haverá ainda música, no mesmo espaço, com Helena Oliveira a interpretar os "Cant'autores açorianos", fado e uma actuação da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada.
Também o Governo dos Açores inaugurou, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, uma exposição no dia 13, com o título "Dança da solidão de mim e de outros. Natália Correia (1923-1993): ecos de um arquivo".
A mostra "visa divulgar textos e documentos, essencialmente arquivísticos, de e sobre a autora, na sua relação com os outros, com aqueles que o seu acervo documental mais parece destacar, na fase ainda parcelar de tratamento em que se encontra", segundo um comunicado da Direcção Regional da Cultura. A exposição poderá ser visitada até 29 de Março de 2014.
Por outro lado, a 10 de Setembro, foi posta à venda uma antologia da poeta, que tem "como base a edição mais recente da 'Poesia Completa de Natália Correia'", editada em 1999, segundo as Publicações D. Quixote, do Grupo Leya.
Esta antologia é organizada, seleccionada e prefaciada pelo poeta Fernando Pinto do Amaral, e "destina-se sobretudo à divulgação do essencial da obra poética" da escritora.
A D. Quixote explica que "o critério posto em jogo para seleccionar os poemas pretendeu obedecer a um equilíbrio, naturalmente sempre instável, entre o gosto pessoal do organizador e a representatividade dos diversos períodos da escrita da autora".
Natália Correia escreveu poesia, teatro, romance, novela e vários ensaios sobre História da Literatura Portuguesa.
Foi também eleita deputada, primeiro nas listas do PPD, tendo passado a independente e, depois, a parlamentar do PRD.
Tomou várias posições públicas, nomeadamente em defesa da interrupção voluntária da gravidez e contra o actual acordo ortográfico." Adaptação do texto da Lusa, publicado no DN , por Lina Santos, em 10/09/13

Sem comentários:

Enviar um comentário