domingo, 7 de julho de 2013

Ao Domingo Há Música



" A luta do  homem contra o poder é a luta da memória contra o esquecimento", escreveu Milan Kundera no romance " O Livro do Riso e do Esquecimento". Mais tarde, em " A Arte do Romance" acrescentaria a propósito do combate político de Mirek,  uma das suas personagens: "Antes de se tornar num problema político, o desejo de esquecimento é um problema antropológico: desde sempre que o homem sente o desejo de reescrever a sua própria biografia, de mudar o seu passado, de apagar  os seus vestígios, tanto os seus como os dos outros. O desejo do esquecimento está longe de ser uma simples tentação de fazer batota.(...) O esquecimento (pode ser) ao mesmo tempo injustiça absoluta e consolação absoluta."
As ruínas de um  passado, enquanto resquícios de vivências , sobrevivem às pessoas. Representam trajectos e trajectórias que ficaram inscritas no  Livro do Tempo. Apagá-las é um acto de negação que se verificará sempre impossível. As ruínas prevalecem e quando o homem quiser  podem ser transformadas nas traves do futuro.
Após uma semana de grande turbulência e de ruinosos acontecimentos, eis uma excelente composição  de  Rodrigo Leão  que deu mote  a este Domingo: "Ruínas" do Álbum " Pasíon".

Sem comentários:

Enviar um comentário