quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Os Chicanos (3ª Parte), por Manoel de Andrade



Publicamos, hoje, a terceira e última parte do capítulo " Os Chicanos"  do livro de Memórias, " O Bardo Errante", que o poeta e escritor brasileiro Manoel de Andrade está a  escrever. A Manoel de Andrade apresentamos o apreço e agradecimento pelo privilégio de poder antecipar alguns dos registos dessa obra.


Os Chicanos - 3ª Parte
Por Manoel de Andrade
Mural de Diego Rivera (1886-1957) pintor mexicano


10. O Movimento Chicano na actualidade
          Até aqui, fez-se uma tentativa de sintetizar os factos mais significativos da história dos norte-americanos de origem mexicana, desde a guerra até aos últimos anos. Para a elaboração desse trabalho foram utilizados alguns livros e uns quantos documentos.
          Contudo, quisera dar uma imagem mais viva e, se possível, analítica do Movimento Chicano. Levado pela curiosidade em conhecer os alcances desse Movimento, estive na Califórnia durante os meses de abril e maio do ano passado(1971) e o que reportarei a seguir baseia-se em contactos que tive com estudantes e dirigentes chicanos, em acontecimentos que me foram relatados e em alguns documentos que me foram facilitados.
11. A morte de Rubén Salazar
          De cada 100 habitantes dos EE.UU. 4 são chicanos, e de cada 100 soldados norte-americanos que caem no Vietname, 20 são de origem mexicana.
          A desproporção de chicanos sacrificados na Indochina foi um dos principais motivos que, na manhã de 29 de agosto de 1970, levou às ruas do leste de Los Angeles cerca de 30.000 chicanos que, além disso, protestavam contra um sistema educativo em que 50%  de chicanos se vêem obrigados a abandonar seus estudos; pelos baixos salários pagos à gente de origem mexicana; pela falta de oportunidade e a discriminação do trabalho; por falta de representação política; pela violência policial, etc.
          A marcha  ---  como quase todas as manifestações políticas, culturais e sociais dos chicanos  ---  começou num ambiente de alegria e festa. Os casais levavam consigo os seus filhos. Havia grupos procedentes de Arizona, Novo México, Texas,  Illinois, Utah, de todo o Estado da Califórnia desde Sacramento até San Diego, e porto-riquenhos da costa leste.
          Quando a imensa multidão chegou ao Parque da Laguna, iniciou-se o programa organizado pelo Comitê de Chicano Moratorium. Cantaram-se canções mexicanas e chicanas e, em seguida, discursariam alguns líderes como César Chávez, Corky González e Rosalio Muñoz.
De repente, viu-se a fumaça das primeiras bombas lacrimogénicas. As mulheres com seus filhos começaram a correr, porém de todas as partes do parque surgiam policiais. Meia hora depois um cinturão policial rodeava o parque. Ninguém podia entrar, nem sair. Angel Gilberto Diaz foi o primeiro chicano metralhado quando, ao tratar de afastar-se daquele inferno asfixiante de fumaça, tentou atravessar a barricada levantada pela polícia para que nenhum carro saísse. Enquanto isso o número de policiais aumentava. No início, grupos organizados de chicanos repeliram com garrafas e paus o ataque policial. No entanto, a resistência tornou-se impossível com a chegada de várias unidades do Departamento de Polícia da Divisão Metropolitana, conhecida por suas tácticas de brutalidade e treinadas para dominar as manifestações de massa.
          O segundo chicano morto foi Lyn Ward, que expirou num hospital, ferido pela explosão de uma granada de gás. Em face do desespero e da confusão, os pais procuravam os filhos, os filhos gritavam pelos pais, senhoras e meninas vomitavam, rostos banhados de sangue, crianças perdidas correndo histericamente pelas ruas, e, no meio desse caos, os policiais golpeando as pessoas sem distinção de idade e sexo. Alguns tentaram encontrar refúgio nas casas vizinhas ao parque, mas os policiais atiravam as bombas de gás para dentro das casas, entravam brutalmente nelas e de arrasto retiravam as pessoas.
Algumas horas depois, quando todos 
os manifestantes se haviam dispersados, e uma grande quantidade de chicanos havia sido aprisionada, o rádio informou sobre a morte de Rubén Salazar, chefe de informação do Canal 34 de televisão e repórter do jornal “Los Angeles Times”. A morte de Rubén Salazar foi uma das maiores perdas do Movimento Chicano. Através dele  a informação do Movimento chegava ao público sob o ponto de vista chicano. Era o único meio com o qual contavam os chicanos para difundir a mensagem do Movimento para as grandes massas. Salazar já havia tido sérios problemas devido aos artigos e análises que publicara sobre o Movimento Chicano. Com a sua morte, o Movimento perdia seu meio de difusão mais importante
Ao entardecer daquele 29 de agosto, o Parque da Laguna estava estranhamente tranquilo. Um cheiro asfixiante flutuava no ar. Garrafas quebradas, comida derramada, cartazes rasgados, barracas parcialmente destruídas e uma imensa manifestação abortada. Seu saldo: centenas de prisioneiros, muitíssimos feridos, três chicanos mortos e mais de um milhão de dólares em danos nas propriedades e comércios de um bairro chicano.
12. O Movimento Estudantil Chicano
          Quase todas as manifestações de protesto dos chicanos depende fundamentalmente da presença estudantil, e a organização mais importante nesse nível chama-se MECHA – Movimento Estudantil Chicano. Está difundida em todas as universidades do sudoeste onde há estudantes chicanos.
          A Universidade é a principal trincheira da juventude chicana, e o chicano é sobretudo um jovem. Mas sua luta estudantil é relativamente recente. Cinco anos atrás o número de chicanos matriculados nas universidades da Califórnia era insignificante. Em 1967, dos 25.000 estudantes da Universidade de Berkeley, somente 78 eram chicanos. Nesse mesmo ano, na Universidade da California de Los Angeles, dos 26.000 alunos matriculados, apenas 70 eram de origem mexicana. O último dado é ainda mais significativo, se considerar  que, em Los Angeles, há mais de um milhão de chicanos residentes.
          No entanto, os poucos chicanos que há cinco anos entraram na universidade, começaram uma campanha a fim de criar condições económicas e psicológicas para facilitar o ingresso de sua gente na universidade. A campanha fortaleceu-se com o nascimento do MECHA, em cujas vitórias está a criação, em cada grande universidade do sudoeste, de um Departamento de Estudos Chicanos que conta com subvenção oficial e tem propiciado uma grande quantidade de bolsas de estudos a estudantes de origem mexicana que viviam no campo. Geralmente cada um desses departamentos publica um semanário sobre as actividades locais e generalidades do movimento. Há duas reuniões semanais do MECHA e, além disso, os estudantes, professores e dirigentes chicanos realizam constantemente encontros estaduais e regionais para tratar dos aspectos mais variados com que se organiza o movimento.
          À parte do ativismo estudantil, existem outros grupos semiorganizados. Alguns com caráter eminentemente intelectual, como o “Plan Espiritual del Aztlán”, criado em 1969 na Primeira Conferência Nacional de Juventude Chicana, em Denver, Colorado. O Plano mostra o chicano como descendente de uma raça e de uma cultura superior, os antigos mexicanos. Expressa-se com o amor à sua terra perdida. O Aztlán era o nome que os aztecas davam a toda região californiana. O Plano se propõe devolver aos chicanos o seu antigo sentido de comunidade, sua língua, sua música, sua arte, etc. Está caracterizado por um radical nacionalismo cultural e, entre outras coisas, propõe a reconquista do território perdido.
          Há muitas outras organizações chicanas, tais como: MAPA, MAYO, LA RAZA UNIDA, CRUZADA DE JUSTIÇA, BOINAS CAFÉS, etc. Os Boinas Cafés defendem a luta armada; no entanto, pelo que pude observar, seus militantes carecem de preparação política.

13. A literatura Chicana
Dentro da actividade cultural, destaca-se sobretudo o teatro. Tive a oportunidade de assistir ao Segundo Festival de Teatro Chicano, realizado em abril do ano passado em Santa Cruz, Califórnia. Entre os grupos presentes contava-se o Teatro Mestiço, de San Diego; o Teatro do Piolho do Estado de Washington; o grupo de teatro de Santa Bárbara; o grupo de San Francisco; o teatro camponês de San Juan e o teatro camponês de Fresno, dirigido por Luis Valdés, o mais destacado autor e diretor de teatro chicano.
          Quase todas as obras teatrais chicanas refletem o problema da discriminação e da segregação racial e o conflito brutal entre as duas culturas: uma esmagadora e outra que apenas sobrevive. As obras de Luis Valdés são, em sua maioría, curtas, cómicas e picantes. Nelas, por um lado, ridiculariza-se o norte-americano (el gabacho) e os chicanos ianquizados, e, por outro lado, procura despertar a solidariedade com a causa, o espírito de luta e a união de todos os chicanos.
          Em geral, a literatura chicana é ainda muito pequena e falta-lhe força como fenómeno cultural. A maioría dos seus escritores escrevem mesclando o inglês com termos e frases em espanhol. Quase se pode dizer que os chicanos têm um idioma próprio.
          Entre os poetas destacam-se Alurista, José Montoya, Corky González e outros. Corky González, presidente da Cruzada de Justiça, em Denver, além de poeta e cineasta, é um dos líderes mais brilhantes do Movimento Chicano. É o autor de um longo poema chamado “Yo soy Joaquin”, muito conhecido entre os chicanos.  O poema conta as glórias do povo asteca e mexicano, a perda do território e a tragédia dos chicanos nos Estados Unidos. Joaquin é um homem que perdeu sua terra, agonizou com sua cultura pisoteada e se viu envolvido por uma sociedade estranha; desprezado por ela, explorado por ela, vivendo uma vida absurda e inumana, num mundo de gentes absurdas e inumanas:

“Yo soy Joaquín,
perdido en un mundo de confusión,
enganchado en el remolino de una
sociedad gringa,
confundido por las reglas,
despreciado por las actitudes,
sofocado por manipulaciones,
y destrozado por la sociedad moderna.

(…)Aqui estoy
ante la corte de la justicia.
Culpable
por toda la gloria de mi Raza
a ser sentenciado a la desesperanza.
(…)Yo soy Joaquín.
Las desigualdades son grandes
pero mi espírito es firme.
Mi fe impenetrable.
Mi sangre pura.
Soy príncipe Azteca y Cristo Cristiano.
YO PERDURARÉ
YO PERDURARÉ"[1]
          Entre os prosadores mais conhecidos destacam-se Sylvio Vallavicencio, Miguel Méndez, Octavio Tomano, Carlos Vélez, Nick Vaca, Miguel Ponce e outros.
          Quanto às publicações chicanas mais importantes, no Estado da Califórnia, contam-se a revista de atualidades “La Raza”, editada em Los Angeles e a revista literária “El Grito”, editada em Berkeley pela Editora Chicana “El Quinto Sol”. “La Raza”, dirigida por Raul Ruiz, um chicano de primeira linha e aberto à experiência revolucionária latino-americana, é, com certeza,  a mais representativa revista do Movimento Chicano. Seu papel tem sido muito importante como orientadora política do Movimento e por seu esforço em aproximar os chicanos às lutas libertárias da América Latina. É a revista que, na Califórnia, foi a fundo nas denúncias contra a repressão policial à gente de origem mexicana.”
Manoel de Andrade, in " O Bardo Errante",( obra em laboração)

[1]-Quando, no início de abril de 1971, estive no Segundo Festival de Teatro Chicano de Santa Cruz, na Califórnia, uma jovem atriz, integrante do Teatro Campesino de Fresno, me deu um livreto com o título  Y soy Joaquin. Eu ainda não conhecia o extenso poema de Corky González e depois de sua leitura perguntei -lhe o porquê do nome Joaquin, que era muito comum em Portugal e no Brasil, mas não nos países de língua hispânica. Ela me comentou que se dizia que era uma referência a Joaquin Murrieta, uma figura lendária da Califórnia, que segundo uns era mexicano e segundo outros era chileno. Disse-me que sobre ele se contava muitas histórias durante a corrida do ouro, na Califórnia. Que ele era uma espécie de  herói popular, um Robin Hood, um bandido e patriota que lutou contra a exploração do trabalho nas minas pelos norte-americanos.  Que ele, por ser latino, foi vítima do racismo e da discrimiação por que estavam passando os chicanos e que por isso era um símbolo da luta e resistência contra os ianques.
Na verdade, as façanhas de Joaquin Murrieta deram motivo para muitos poemas e  corridos mexicanos, livros, filmes e até uma peça de teatro da autoria de Pablo Neruda chamada Fulgor y muerte de Joaquín Murieta.


Sem comentários:

Enviar um comentário