sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Obras de Camilo Castelo Lopes


Tenha 12 livros de Camilo Castelo Branco

Ilustração de Júlio Pomar
ilustração de Júlio Pomar
"DOZE livros de Camilo Castelo Branco, digitalizados a partir de edições que pertencem ao espólio da Biblioteca Nacional, estão disponíveis no site do Diário de Notícias.Estas obras podem ser lidas gratuitamente em qualquer computador pessoal que possua o programa Acrobat Reader (ou qualquer outro compatível com este formato) ou num tablet como, por exemplo, um iPad, utilizando para isso a aplicação iBooks. O formato de digitalização que escolhemos permite a pesquisa informática de palavras constantes no texto de Camilo mas apresenta ao leitor um facsimile de cada uma das páginas do original impresso. Esta solução contorna inevitáveis erros que o simples reconhecimento automático de caracteres iria provocar, garantindo-se assim a visualização correta da ortografia da época e o aspecto geral da tipografia da obra. Este trabalho da Biblioteca Nacional para o Diário de Notícias associa-se à semana promovida no Centro Cultural de Belém em torno dos 150 anos do "Amor de Perdição".
A programação de outras iniciativas, algumas com transmissão em directo nos sites do DN e do CCB, podem ser lidas clicando aqui.
(Ao clicar nos títulos abaixo irá abrir o livro automaticamente. Para o descarregar para o seu computador, utilize a função "Gravar" do Acrobat Reader ou clique com o botão direito do rato no link e escolha a opção "Guardar ligação...")" In DN
- A Brazileira de Prazins
- A Morgada de Romariz
- A Sereia
- A Viúva do Enforcado
- Amor de Perdição
- Amor de Salvação
- Aventuras de Bazílio Fernandes Enxertado
- Gracejos que Matam
- Lucta de Gigantes
- Maria Moysés
- O Esqueleto
- Sentimentalismo e Historia

2 comentários:

  1. Nunca a leitura foi tão acessível!... Nunca o tempo se tornou tão escasso para a leitura, face à oferta de diversão, que inunda tudo e todos!

    ResponderEliminar
  2. ...Estranho?!... Ou, não?!... Camilo Castelo Branco volta, passados mais de 150 anos, a interessar os leitores, o público leitor. E em especial os mais jovens!... Um fenómeno a merecer toda a atenção dos sociólogos. E não só destes!

    ResponderEliminar