terça-feira, 15 de maio de 2012

Morreu Carlos Fuentes

O escritor Carlos Fuentes morreu esta terça-feira aos 83 anos num hospital na Cidade do México. A notícia foi confirmada pelo Ministério da Cultura mexicano.
Carlos Fuentes nasceu no México em 1928. Intelectual consagrado e um dos principais expoentes da narrativa latino-americana, é autor de uma vasta obra que inclui romances, contos, teatro e ensaio. Ao longo da sua carreira recebeu numerosos prémios, entre eles o Prémio Cervantes (1987) e o Prémio Príncipe das Astúrias (1994). Em 2003 foi condecorado com a Legião de Honra pelo governo francês e em 2008 recebeu a Grã-Cruz da Ordem de Isabel a Católica. Era também conhecido pelo seu olhar crítico sobre a sociedade mexicana contemporânea e a política neoconservadora do ex-presidente americano George W. Bush.
Carlos Fuentes começou a escrever aos 29 anos e o seu último romance “Adão no Éden” foi publicado recentemente pela Porto Editora.
“Adão no Éden” não é uma novela inovadora no tema, recorrente no trabalho de Carlos Fuentes, escrevia Fernando Sousa no Ípsilon de 11 de Maio de 2012. “É possível encontrar os mesmos cenários e personagens semelhantes em ‘La tierra más transparente’, a sua primeira obra, de 1958, um texto que é uma espécie de inventário da sociedade mexicana; em ‘Artemio Cruz’ (1962), reflexões-à-beira da morte de um antigo revolucionário convertido num político de esquemas, corrupto e corruptor, que à hora de desaparecer conta o passado com a sinceridade própria de quem já não tem nada a perder; e em ‘La silla del Àguila’, nova radiografia do poder onde Fuentes imagina o seu país no ano 2020.”
E acrescentava o crítico: “Mas é na sua inspiração literária uma obra apoteótica no estilo que o autor adoptou para nos mostrar o que o México, o México sinistro, lhe mostrou a ele em mais de oito décadas, uma obra que remete por assim dizer para as inaugurais, as dos primeiros anos de escrita, quando a sua estrutura ainda se desenvolvia. Uma obra-mestra.”

                      “Adão no Éden” de  Carlos Fuentes 

Título:Adão no Éden
Autor: Carlos Fuentes
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 176
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04570-6
Colecção: Grandes Autores 
Idioma: Português

Sinopse
E que outra coisa merecem os criminosos senão um criminoso mais criminoso do que eles?
Cidades perdidas, bairros de lata, favelas: é tudo a mesma coisa. Ou vives aí, ou és um dos responsáveis pela sua existência. Conscientes disso estão Adão Gorozpe - homem ambicioso que passou de estudante de Direito pobretão a figura de destaque na sociedade mexicana - e Adão Góngora - ministro da Administração Interna, corrupto e violento, que, enquanto finge combater o narcotráfico, não faz mais do que promover uma política que pune inocentes e beneficia criminosos.
Quando Góngora propõe a Gorozpe uma aliança para que este ocupe a Presidência da República e seja seu testa de ferro, a rivalidade entre os dois transforma-se numa batalha cega pelo poder. Como agir contra Adão Góngora, um adversário tão perigoso? Como deter o remoinho que arrasta o México para o esgoto? Num país em que o Estado, as instituições e a polícia não funcionam, há somente duas forças que se impõem de maneira implacável: a violência e a fraude.
"Adão no Éden" combina drama e comédia, ficção e crónica jornalística, terror e humor para traçar o mapa detalhado do poder, do narcotráfico e da violência na América Latina do século XXI.

1 comentário:

  1. Com a morte de Carls Fuentes não só desaparece um escritor com um olhar e uma escrita fortemente crítica, mas o mais novo da geração notável latino-americana, que conta, contou com Pablo Neruda, Volotia Teiteboim, Jorge Luís Borges, Jorge Amado, Gabriel Garcia Marques, Octávio Paz... e muitos mais!... Carlos Fuentes, viu o mundo à sua maneira, foi bem mais profundo que outros, outros que tinham igualmente o dever de ser tanto ou mais objectivos e lúcidos do que ele!...

    ResponderEliminar