quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Tempo

PASSADO
Passou o vento, passou o dia,
passou a noite e a manhã.
passou o tempo, passou a gente,
passou cada hora de amanhã;

passou um canto esquecido
nos cantos de cada passo,
passou ao dizer que passo
sem se lembrar do compasso;

passou a vida como se nada fosse,
só passou e foi-se embora,
passou à pressa sem demora,
e passou tudo a quem ficou;

e se mais não passou
no fim de tudo ter passado,
foi porque algo se passou
no último passo que foi dado.
Nuno Júdice, in “Geometria Variável”, Ed. Dom Qixote, Lisboa 2005

5 comentários:

  1. Tudo passa! O tempo presente é transitório, é em uma fração de segundos que algo pode deixar de ser. Quando percebemos estamos passando também e envelhecendo. Passamos pela vida, pelos sentimentos, pelas experiências,
    Passamos com a idade... Não conseguimos estacionar os momentos, não podemos garantir os sentimentos ou preservá-los sem perdas. Por melhores que sejam passam de alguma maneira e sua essência é modificada. Portanto, compreendo o passado como um baú "mágico", capaz de acomodar tudo aquilo que não podemos trazer de volta em sua originalidade e primazia.

    ResponderEliminar
  2. Eis novamente a poesia do nosso conterrâneo Nuno Júdice (Professor Doutor Nuno Júdice), nascido aqui, ao pé, na Mexilhoeira Grande, concelho de Portimão (Algarve). Poesia sobre tudo o que é "Passado" e publicada em "Geometria Variável". Comentar um dos nosso maiores poetas contemporâneos?!... Depois do quanto de belo a Dalva Eline escreveu sobre este poema, só nos resta subscrever, com o seu consentimento, tudo quanto deixou no seu comentário. Se o Poema do Nuno é uma pequena maravilha, o comentário em prosa poética de Dalva Eline não lhe fica atrás. Parabéns a ambos!... Especialmente à Dalva que não temos o prazer de conhecer pessoalmente, mas que possui uma sensibilidade marcante, tanto que ficamos relê-la novamente com delícia e gosto, também!

    ResponderEliminar
  3. Fico grata a Varela Pires pelo momento em que fez referência ao meu nome, para mim é uma honra essa gentileza. Pelo tempo que faço parte deste maravilhoso blog através das leituras envolventes, pude perceber a frequência de seus comentários e posso afirmar a admiração que sinto pela forma como os faz, usa uma excelente sabedoria e demonstra tamanha facilidade para detalhar cada análise acerca dos textos e autores. Fantástico!!! Deus te conserve assim.

    ResponderEliminar