terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Mundo em intempérie

As calamidades que ameaçam o mundo não vêm apenas da usura que domina e perverte o homem. O equilíbrio natural do mundo  regula-se em movimentos de tempestade, de cataclismos naturais que se expandem repentinamente, devastando lugares, assolando aldeias, perigando cidades,  espalhando o sofrimento e horror nas populações. Quando o movimento de  calmia regressa ,  as marcas da tempestade expõem a dureza e a profundidade da sua passagem.
Neste mês de Outubro, a intempérie anda no ar  atingindo diferentemente algumas partes deste nosso planeta. Eis o que dela se tem noticiado.
O Monte Etna voltou a entrar em erupção na  madrugada deste Domingo, libertando lava a mais de 100 metros de altitude.
Esta é a 17.ª vez que o vulcão, situado na costa da Sicília, entra em erupção este ano. Segundo a sociedade geológica italiana, é o mais intenso vulcão activo na Europa.
Não há registo de danos materiais ou humanos. O aeroporto de Catania foi fechado por questões de segurança, mas já foi reaberto.




Inundações na Tailândia

Vários distritos da capital da Tailândia estão em alerta desde Domingo. Os diques estão a ceder, cheios de fissuras e na zona central, a mais antiga de Banguecoque, a água já chega aos 80 cm de altura. Mais de três mil pessoas refugiadas da inundação noutros lugares tiveram de fugir de novo dos lugares onde se abrigavam. Um desses centros estava instalado num dos aeroportos de Banguecoque e foi ontem evacuado.
Em todo o país mais de 113 mil pessoas estão refugiadas em 1,700 centros de acolhimento.
Estas são as piores inundações na Tailândia desde há 50 anos, segundo o governo. Pelo menos 356 pessoas já morreram e mais de 9 milhões foram afectadas pelas inundações, que começaram no norte do país, em Julho e que têm vindo a descer lentamente para o sul.
Áreas centrais e as províncias industrializadas de Pathum, Thani, Nonthaburi e Ayutthaya, a norte de Banguecoque são as mais atingidas, mas os rios e os canais estão em risco constante de transbordar, ameaçando a cidade de 12 milhões de habitantes.
Todos os dias, oito milhões de metros cúbicos de água estão são desviados para o mar, pelo leste e oeste da cidade e para o rio Chao Phraya, que atravessa Banguecoque e cujas água atingiram o maior pico dos últimos sete anos.
Marés altas previstas para esta semana deverão piorar a situação.
Banguecoque é prioridade
Numa entrevista à cadeia CNN, a primeira-ministra Yingluck Shinawatra disse que as autoridades estão a usar todas as barragens e diques para controlar uma estação das chuvas invulgarmente intensa.
Proteger a capital é uma prioridade por incluir o centro económico da Tailândia, disse, "mas isso não quer dizer que não estejamos atentos às pessoas afectadas pelas inundações", acrescentou.
A decisão de desviar a água através de canais em Banguecoque, implica que partes da cidade e os subúrbios foram inundados. Nalgumas áreas as águas deverão levar um mês a descer.
Os custos das inundações estão estimados já em 6 mil milhões de dólares e deverão aumentar.


Sismo devastou Ercis na Turquia
Ercis, Turquia, 24 Out (Lusa) -- As equipas de socorro continuam hoje a trabalhar sem descanso para encontrarem sobreviventes do sismo que atingiu no domingo a província oriental turca de Van, causando 272 mortos, segundo o último balanço provisório.
A catástrofe causou igualmente mais de 1.300 feridos, precisou o ministro do Interior, Idris Naim Sahin, durante uma visita à zona sinistrada, habitada principalmente por curdos e próxima do Iraque.
As equipas de socorros conseguiram retirar uma adolescente de 16 anos, Hilal, das ruínas da sua casa em Ercis, uma cidade de cerca de 75.000 habitantes e que sofreu mais danos na zona afectada.

Ventos fortes no Algarve
Os ventos fortes que ocorreram cerca das 05:00 de ontem provocaram extensos estragos na aerogare do Aeroporto de Faro, sobretudo nos extremos norte e sul do edifício, abrindo alguns buracos no tecto da estrutura.O vento danificou também a torre de controlo, partindo quase todos os vidros.
O desabamento provocou cinco feridos, um dos quais em estado grave.
Dos  65 voos previstos para ontem, só um foi cancelado, tendo os restantes sofrido atrasos consideráveis, informou o Director do aeroporto de Faro . Além disso, acrescentou, a situação na aerogare é agora "muito mais calma", depois do caos vivido esta manhã na sequência dos estragos provocados pelo mau tempo, com milhares de passageiros aglomerados na zona de partidas.
O mau tempo destruiu um acampamento , onde viviam numerosas famílias que ficaram ao relento.

1 comentário:

  1. Chuvas diluvianas em terras paradisíacas do Oriente, enquanto a terra treme com "medo de algo" nas montanhas curdas, e o magma fervente, fogueante vulvânico do Etna dá sinal de que não adormeceu por completo, e ainda os ventos sopram fortes nas nossas tão plácidas paragens... que dizer?, senão que vivemos sós neste Planeta, embalados por um tamanho telurismo sempre presente, mesmo quando o queremos ignorar!... - V. P.

    ResponderEliminar