domingo, 9 de outubro de 2011

Ao Domingo há Música

Numa semana em que foram atribuidas as mais importantes distinções, os Prémios Nobel, uma galeria de figuras diversas e talentosas em diferentes áreas foi  apresentada ao mundo. Pela inovação e singularidade da respectiva selecção, destacamos o Prémio da Paz atribuido a três mulheres que, na defesa intransigente dos direitos humanos, se  têm distinguido e o Prémio da Literatura que galardoou um poeta e consequentemente a POESIA.
TOMAS TRANSTRÖMER nasceu em Estocolmo, em 1931, e foi o laureado com o Prémio Nobel da Literatura 2011

Desde a Montanha
 Estou na montanha e vejo a enseada.
Os barcos descansam sobre a superfície do verão.
«Somos sonâmbulos. Luas vagabundas.»
Isso dizem as velas brancas.

«Deslizamos por uma casa adormecida.
Abrimos as portas lentamente.
Assomamo-nos à liberdade.»
Isso dizem as velas brancas.

Um dia vi navegar os desejos do mundo.
Todos, no mesmo rumo – uma só frota.
«Agora estamos dispersos. Séquito de ninguém.»
Isso dizem as velas brancas.
Tomas Transtromer,1962
 ,in “Para vivos y muertos” editado pela colecção de poesia Hiperión (Madrid,1992). No prefácio desta obra, Louise Von Bergen anotou: na «escrita de Tranströmer há um equilíbrio controlado entre o fantástico e o exacto, entre a liberdade e a consequência lógica».

"Abrimos as portas lentamente/Assomamo-nos à liberdade" é a proposta que a construção harmónica de  "Diem Ex Dei" dos Globus, num grande concerto em Wembley Grand Hall, aparenta lançar. Com as suas excelentes vozes, os solistas Lisbeth Scott e Scott Ciscon  valorizam admiravelmente esta espantosa peça musical. Um hino  épico que, num crescendo majestoso, nos eleva para lá das fronteiras do  quotidiano, entre o fantástico e o exacto, entre a liberdade e a consequência lógica.

2 comentários:

  1. "Assomamo-nos à liberdade"...
    A liberdade deseja-se, como se encerrasse a nossa única possibilidade de sermos felizes, a liberdade toma posse de nós, enche-nos de apetite, o apetite de a possuirmos, e corremos, correnmos para alcançá-la. Contudo, quando nos toca a sensação de a termos alcançado,de a olharmos de frente, surgem-nos vertigens, e perdemo-nos nos múltiplos labirintos que ela fabricou para nos atrair, para nos seduzir... Uma temática muito bem escolhida! - Varela Pires

    ResponderEliminar