quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Notícias do Mundo



"Milhares de polícias juntavam-se esta noite aos que já vinham ocupando as ruas de Londres numa tentativa de pôr um ponto final à violência que assola algumas das principais cidades inglesas. Em Londres as coisas estiveram mais calmas, mas nesta quarta noite de violência o rastilho chegou a cidades onde até agora estava adormecido. Manchester era uma das que ainda não tinham sido afectadas. Desde o fim-de-semana foram detidas mais de 1100 pessoas. (em actualização)
Grupos de jovens repetiram cenas de pilhagens a lojas, incendiaram carros e atingiram prédios, enquanto parte da população atemorizada exigia uma actuação mais firme da polícia.
Na capital, carros blindados e colunas de carrinhas com agentes patrulharam as ruas e os 16 mil polícias deverão continuar a mostrar-se durante pelo menos mais um dia. O patrulhamento parece ter surtido algum efeito.
Cenário bem diferente vive-se fora de Londres. Em Manchester, centenas de jovens – a Associated Press diz que alguns parecem ter cerca de 10 anos – tomaram o centro da cidade de assalto, atirando garrafas e pedras à polícia, e vandalizando lojas.
Garry Shewan , um dos responsáveis políticos de Manchester diz que são cenas sem precedentes: «Queremos deixar bem claro que não têm nada por que protestar».
Na origem da onda de violência e vandalismo que se estende já pelo terceiro dia consecutivo em Londres têm sido erguidas várias justificações. Duas jovens britânicas que têm participado nos motins explicaram: «Estamos a mostrar aos ricos que fazemos o que nos apetece».
As primeiras reacções à violência que alastra pela capital inglesa colocava a origem dos motins na morte de Mark Duggam, jovem que foi baleado pela polícia no sábado, mas as justificações têm-se sucedido à medida que a violência cresce a cada dia que passa.
Desta feita, duas jovens entrevistadas pela BBC, enquanto bebiam vinho pilhado logo pelas nove horas da manhã desta terça-feira, justificaram a sua participação nos motins ao dizerem: «Estamos a mostrar aos ricos que fazemos o que nos apetece».
A cadeia de televisão britânica recolheu as declarações das duas jovens em Croydon, um dos bairros que tem servido de epicentro aos actos de violência e vandalismo em Londres."por SOL/AP
O Jornal "The Independent" na habitual retrospectiva fotográfica apresenta-nos as imagens dos acontecimentos que marcaram o mundo nos últimos sete dias.
Assim vai o nosso mundo. Surpreendente  e assustador no seu devir.
Seven Days

1 comentário:

  1. Que mundo o nosso. É realmente surpreendente e assustador. Por mais que se queira , há todos os dias mais revelações que nos espantam.
    Boa amostragem.

    ResponderEliminar