sexta-feira, 3 de junho de 2011

Portugueses premiados

Arquitectura
Souto de Moura recebe Pritzker em Washington
Washington, 03 jun (Lusa) -- O presidente norte-americano afirmou hoje que Eduardo Souto de Moura, prémio Pritzker 2011, "redefiniu as fronteiras da sua arte", a arquitetura, servindo simultaneamente o "bem público", comparando-o com um dos 'pais' dos Estados Unidos, Thomas Jefferson.
"Como Jefferson, [Souto de Moura] passou a sua carreira não apenas a redefinir as fronteiras da sua arte, mas a fazê-lo de maneira que serve o bem público", disse Barack Obama na entrega do Pritzker 2011 ao arquiteto português, em Washington.
Ao lado da primeira-dama, Michelle Obama, o presidente enalteceu "as formas simples e linhas limpas" dos trabalhos de Souto de Moura, que se enquadram facilmente no ambiente circundante.
"Souto de Moura desenhou casas, centros comerciais, galerias de arte e estações de metro, tudo num estilo tão natural quanto belo. É um especialista no uso de diferentes materiais e cores", adiantou o presidente norte-americano.
Obama adiantou que o Estádio de Braga é "talvez a obra mais famosa" do arquiteto portuense, relevando em particular a solução de construí-lo ao lado de uma montanha.
"Também teve grande cuidado para posicionar o Estádio de maneira a que quem não possa ter bilhete pudesse ver o jogo dos montes circundantes. Como o [estádio de basebol em Chicago] Wrigley Field, em versão de Portugal", ironizou.
"Essa combinação de forma e função, de arte e acessibilidade é a razão porque hoje honramos Eduardo com o prémio que é conhecido como o Nobel da arquitetura", disse o presidente norte-americano.
A assistir estiveram o secretário da Educação, Arne Duncan, e outra personalidade de Chicago próxima de Obama, o atual mayor da cidade, Rahm Emmanuel, além do congressista republicano Eric Cantor.
Apresentado por Thomas Pritzker, presidente da Fundação Hyatt, como um aspirante a arquiteto que acabou por tornar-se no "arquiteto em chefe" dos Estados Unidos, Obama aceitou o repto e gracejou que "esperava ter sido mais criativo", mas acabou por "ter de ir para a política".
Destacou ainda a importância da sua cidade natal para a arquitetura internacional, enquanto berço dos arranha-céus e origem de grandes nomes do campo como Louis Sullivan, Frank Lloyd-Wright ou Frank Gehry, que estava entre os presentes.
No evento da fundação da família Pritzker, que também tem raízes em Chicago e esteve envolvida no financiamento de várias campanhas de Obama, incluindo a das últimas presidenciais, este lembrou também que a sua última sede para as presidenciais de 2008 foi num edifício baseado num projeto de Mies Van der Rohe.
"Durante dois anos enchemo-lo de pessoas a sobreviver com nada mais do que pizza. Não tenho a certeza se era o que Mies tinha em mente, mas funcionou bem para nós", gracejou Obama.
"A arquitetura é sobre criar edifícios e espaços que nos inspiram, que nos juntam e nos ajudam a fazer o nosso trabalho. E que, no seu melhor, se tornam em obras de artes por onde podemos andar e viver", adiantou.
"Por isso, a arquitetura pode ser considerada a mais democrática das formas de arte", adiantou o presidente norte-americano, a pouco mais de um ano das próximas eleições.

Projecto português distinguido pelos World Summit Awards
Pordata considerada um dos cinco melhores a nível mundial

"A PORDATA, um projecto português online de divulgação de dados estatísticos, foi distinguida pelos «World Summit Awards» de 2011, segundo foi hoje anunciado, sendo considerada um dos cinco melhores projectos mundiais, na categoria de “e-Science & Technology" (e-Ciência e Tecnologia).
A responsável pela PORDATA, Maria João Valente Rosa, considera o prémio “extremamente importante”, já que “dá um reconhecimento internacional da importância desta plataforma e deste projecto”.
“É um projecto que tem pouco mais de um ano de acesso público e tem sido muito bem acolhido e utilizado dentro do país, mas também fora”, disse, revelando que o site já foi acedido por “mais de 160 países”.
No 'top' dos países que mais “visitam” o site da PORDATA estão, logo depois de Portugal, Brasil, Reino Unido, Espanha, Suíça, Alemanha, França e Estados Unidos da América.
Para Maria João Valente Rosa, isto demonstra que o interesse pelo projecto “extravasa fronteiras”. Os WSA são atribuídos de dois em dois anos, no quadro das Nações Unidas, a aplicações de Internet inovadoras que promovam a difusão de conhecimento.
A PORDATA, da responsabilidade da Fundação Francisco Manuel dos Santos, tem por objectivo o fornecimento de dados estatísticos como instrumento para o conhecimento e interpretação da realidade de Portugal.
A base de dados, disponível online desde 23 de Fevereiro do ano passado, abrange um conjunto vasto de temas sobre o Portugal contemporâneo: população, saúde, educação, protecção social, cultura e ambiente."In CiênciaHoje

Sem comentários:

Enviar um comentário