terça-feira, 10 de maio de 2011

A Europa das Nacionalidades - Mitos de Origem

A Universidade de Aveiro (UA) recebe entre dia 9 de Maio e a próxima 4ª feira, dia 11, o Congresso Internacional "A Europa das Nacionalidades - Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos" que contará com a participação de pensadores de grande prestígio internacional como Eduardo Lourenço, Patrick Geary e Zygmunt Bauman, entre outros.
A presidência da Comissão Científica está a cargo de Guilherme de Oliveira Martins, Presidente do Centro Nacional de Cultura e Presidente do Tribunal de Contas.
 Para o Congresso Internacional “A Europa das Nacionalidades – Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-Modernos” são esperados cerca de 300 investigadores de todos os continentes para discutir os mitos de nacionalidade europeus, e suas reinvenções modernas e pós-modernas a partir de diversas perspectivas das ciências sociais e humanas, das artes e da literatura. A iniciativa é promovida pelo Departamento de Línguas e Culturas da UA, pelo Centro de Línguas e Literaturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da UL (CLEPUL) e pela Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes), em parceria com várias outras entidades.
 Nas 55 mesas redondas, distribuídas em 8 sessões paralelas, serão discutidos temas tão variados quanto as representações do Milagre de Ourique nos livros escolares portugueses, a cultura nacional da Lituânia sob o impacto da cultura de massas ou a recriação do Sebastianismo no Brasil. Para além da excelência do programa científico, o evento inclui uma apelativa agenda cultural, incluindo provas de gastronomia e de vinhos portugueses, música, poesia e visitas guiadas a locais de grande relevância para a identidade nacional, tais como o Palácio do Buçaco e a Quinta das Lágrimas em Coimbra.
 Com excepção da abertura do congresso, que será feita no Auditório da Reitoria da UA, todas as sessões decorrerão no Edifício do Complexo Pedagógico da mesma universidade, sempre a partir das 9h da manhã. O encerramento está previsto para o dia 11 de Maio, às 12h30.
Para mais informações consultar a página europe-nations.web.ua.pt/

Apresentação pela Coordenadora  da Comissão Executiva,
Professora Doutora Maria Manuel Baptista

As nações são sempre o resultado de vontades humanas que para si desenham uma vida em comum e se projectam no futuro com a esperança da continuidade temporal e até da eternidade. Mas para que tal perenidade futura, e mesmo a simples existência presente, possa ser garantida é necessário forjar uma identidade própria no terreno dos tempo e espaço sagrados, quer dizer no tempo mítico das origens.
Não é por isso de estranhar que todas as nações e/ou nacionalidades invistam uma boa parte dos seus imaginários na elaboração de mitos de origem, cuja funcionalidade prático-simbólica iguala, frequentemente, o seu carácter estético e literário. Não ignoramos também o quanto estes mitos de origem estão intimamente conectados com a produção simbólica de identidades colectivas, sem as quais os povos e as comunidades jamais sobreviveriam como unidade. Mas, porque uma tal demanda tem estado frequentemente na origem dos mais variados conflitos no espaço europeu (e extra-europeu), alimentando-se do desconhecimento mútuo e da ausência de perspectivas comparatistas e dialogantes, que mais aproximariam as nacionalidades europeias do que as afastariam, pretendemos com este Congresso Internacional constituir um repositório analítico e crítico dos mais importantes mitos de origem das nacionalidades europeias, para além de promover uma discussão problematizante e actual em torno das principais temáticas neles envolvidos: da literatura à comunicação, da história às artes, da antropologia à sociologia, da política à filosofia.
É neste contexto que nos interessa compreender de que modo os discursos da Modernidade (re)investiram, metamorfosearam e/ou reforçaram estas narrativas de origem das nacionalidades europeias e ainda qual(is) o(s) sentido(s) que a pós-modernidade lhes confere na contemporaneidade, ao apropriar-se deles de forma cada vez mais intensa e recorrente.
Porque sabemos o quanto os Mitos de Origem das Nacionalidades Europeias tiveram (e continuam a ter) forte disseminação e impacto no contexto extra-europeu, cruzando-se com os mitos de origem das Nacionalidades não-Europeias, estamos particularmente interessados em conhecer o modo como o Outro não-europeu vive ou viveu os nossos próprios mitos, como em certos casos deles se apropriou adaptando-os às suas próprias circunstâncias ou ainda como a indústria da comunicação contemporânea tem permitido a globalização desses mesmos Mitos de Origem (pensamos por exemplo, entre muitos outros exemplos, no modo como o cinema se tem apropriado dos mitos mais antigos da Europa, devolvendo-no-los em versão hollywoodesca).
Finalmente, e na escala inversa, estamos particularmente interessados no registo, conhecimento e compreensão do riquíssimo acervo mitológico de espaços geográficos insulares onde o imaginário das origens adquire configurações muito particulares, de rara beleza e profundidade.
Esta Conferência Internacional, realizada sob o alto patrocínio do Presidente da Comissão Europeia, tem assim, como objectivo primordial, contribuir para o vasto fundo de reflexão acerca do futuro da Europa unida, precisamente porque diversa e múltipla nos seus Mitos de Origem, relacionados com as diversas nacionalidades que as constituem. Investigadores e peritos nacionais e internacionais, reconhecidos nos campos das artes e das ciências humanas e sociais, contribuirão para o aprofundamento do debate em torno do tema proposto e das linhas fundamentais que configuram a eterna demanda identitária, entre a legitimação narrativa e as várias metamorfoses dos mitos de origem. O Congresso Internacional, cuja Comissão Científica é presidida pelo Dr. Guilherme de Oliveira Martins, a ter lugar na Universidade de Aveiro, Portugal, entre os dias 9, 10 e 11 de Maio de 2011, é uma organização conjunta do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (CLC), do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e da Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes).

Sem comentários:

Enviar um comentário