segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ter uma Ideia do Mundo


«E disse-me hoje que não tenho ideias. Tenho opiniões que são ideias à procura de um homem que morra por elas. Infelizmente é verdade. Infelizmente pois de qualquer modo ele bem sabe que agonizo a minha ausência de convicções como se elas existissem. O que é a minha melancolia senão uma convivência absurda com o nada que me cerca por todos os lados?
Eu tenho ideias não as tendo. Passo a vida a dar voltas às ideias dos outros para concluir que não são ideias que valha a pena ter. À parte um ou outro homem ninguém tem senão ideias que são de toda a gente como o ar que se respira. Eles não as têm e pensam que têm. Eu não as tenho, sei que não as tenho, sofro por não as ter e luto para tê-las, pois ter uma ideia do mundo (a Ideia do Mundo) é a única coisa que me interessa na vida.»
Eduardo Lourenço

Sem comentários:

Enviar um comentário