quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dalai Lama na Casa Branca



"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro chama-se amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver." Dalai Lama


Dalai Lama é recebido, hoje, na Casa Branca por Barack Obama. O encontro vai realizar-se à porta fechada, num clima de crispação com a China que classifica como traição qualquer recepção ao líder espiritual do Tibete. Esta atitude reveladora de despotismo intelectual e material tem atemorizado muitos países que sucumbem à emergente afirmação económica chinesa recusando encontros oficiais com Dalai Lama. Infeliz e vergonhosamente Portugal já foi incluido na lista desses países.
A China invadiu o Tibete em 1950 , obrigando os Tibetanos a lutar pela sua nação durante nove duros anos em que mosteiros e milhares de vidas foram perdidas. Despojados dos seus direitos viram-se submetidos por um brutal regime totalitário que os anexou definitivamente.
Em 1959, porque estava em perigo a sobrevivência espiritual da Nação Tibetana, Dalai Lama abandona o Tibete, num exílio forçado que se prolonga até aos nossos dias .
"Sou um adepto fervoroso da doutrina da não violência, que foi ensinada pela primeira vez pelo Buda, sendo depois praticada pelo santo e líder Mahatma Gandhi", declarou Dalai Lama na Índia.
Em 1989 é galardoado com o Prémio Nobel da Paz, mas e apesar dessa distinção , os grandes e pequenos chefes do nosso mundo pequeno continuam a exercer uma diplomacia hipócrita e utilitária reforçando a política de afronta aos direitos humanos perpretada pela China.
Maria do Mar

Sem comentários:

Enviar um comentário