quarta-feira, 22 de abril de 2020

Celebrar o planeta Terra

"Não há um só homem que não seja um descobridor . Começa por descobrir  o amargo, o salgado, o côncavo, o liso, o áspero, as sete cores do arco-íris e as vinte e tal letras do alfabeto, passa pelos rostos , os mapas , os animais e os astros; conclui pela dúvida ou pela fé e pela certeza quase total da sua própria ignorância."
Jorge Luís Borges, in "Atlas", Quetzal Editores, 2018
                                                 

Descobrir a importância do que nos rodeia e de todo este nosso velho planeta é um exercício que todos nós fizemos e devemos fazer. Nestes dias de grande confinamento mundial, a Terra  surgiu reforçada como o lugar comum cuja sobrevivência depende de  uma acção conjunta e harmoniosa. A poluição que grassava por algumas regiões do mundo diminuiu superlativamente. O mundo enclausurou-se devido a uma pandemia. E deixou de agredir a  Terra. A terra regenerou-se. Muito do que se havia perdido, daquilo que o homem havia enfermado renasceu . O ar mostrou-se mais puro,  o azul saudou os céus, os rios e os mares  brindaram aos tempos primevos.   
É preciso reaprender a viver.  Começar  a olhar o planeta de um outro modo se o queremos como nosso. E tal como Carl Sagan afirmou - Gostemos ou não, por enquanto, a Terra é o único lugar onde podemos viver (...) .
O dia mundial da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, a 22 de Abril de 1970 . É actualmente celebrado em mais de 190 países. 

Vangelis, em Pinta, Nina, Santa Maria (Into Eternity), Beautifull Planet.
Licenciado ao YouTube por WMG; EMI Music Publishing, BMI - Broadcast Music Inc., UNIAO BRASILEIRA DE EDITORAS DE MUSICA - UBEM, LatinAutor - SonyATV, LatinAutor, União Brasileira de Compositores e 15 sociedades de direitos musicais.

Sem comentários:

Enviar um comentário