A esperança tem asas. Faz a alma voar. Canta a melodia mesmo sem saber a letra. E nunca desiste. Nunca.
Emily Dickinson
O novo álbum de David Gilmour ,Luck and Strange, foi lançado a 6 de Setembro. O álbum apresenta oito novas canções e uma belíssima versão de ‘Between Two Points’, dos The Montgolfier Brothers em 1999,
O vídeo de ‘Between Two Points’, foi filmado em Londres e Manchester, com David na guitarra e com a sua filha Romany Gilmour na voz e harpa. Gavin Elder, que realizou o clip, disse:
“Romany canta esta música com um nível extraordinário de fragilidade, vulnerabilidade e controlo. Há uma relação emocional subtil, mas profunda, entre David e Romany, captada com câmaras portáteis, aumentando a tensão dentro do vídeo.”
David Gilmour e Romany Gilmour, em Between Two Points, do Álbum Luck and Strange.
David Gilmour, em Luck and Strange (Official Music Video), do Álbum Luck and Strange.
David Gilmour, em Scattered , do Álbum Luck and Strange.
Sobre o Álbum :
‘Luck and Strange’ foi gravado durante cinco meses em Brighton e Londres e é o primeiro álbum de material novo de Gilmour em nove anos. O disco foi produzido por David e Charlie Andrew, mais conhecido pelo seu trabalho com ALT-J e Marika Hackman. Sobre esta nova relação de trabalho, David diz: “Convidámos o Charlie para ir lá a casa, por isso ele veio e ouviu algumas gravações e disse coisas como: “Bem, porque é que tem de haver um solo de guitarra ali?” e “Desaparecem todos? Alguns deles não podem simplesmente acabar?”. Tem uma maravilhosa falta de conhecimento ou respeito por este meu passado. Ele é muito directo e nada intimidado, e eu adoro isso. Isto é tão bom para mim porque a última coisa que quero é que as pessoas simplesmente se submetam a mim.”
A maioria das letras do álbum foi composta por Polly Samson, co-autora e colaboradora de Gilmour nos últimos trinta anos. Samson diz sobre os temas líricos abordados em ‘Luck and Strange’: “Foi escrito do ponto de vista de ser mais velho; a mortalidade é a constante.” Gilmour explica: “Passámos muito tempo durante e após o confinamento do Covid a falar e a pensar sobre este tipo de coisas”. Polly também achou a experiência de trabalhar com Charlie Andrew libertadora: “Ele quer saber sobre o que são as músicas, quer que todos os que estão a tocar nelas tenham as ideias que estão na letra e sejam influenciados na sua execução. Eu particularmente adorei por esse motivo.”
O álbum conta com oito faixas inéditas juntamente com uma bela reformulação de “Between Two Points” dos Montgolfier Brothers e conta com a arte e fotografia do conceituado artista Anton Corbijn. Os músicos que contribuíram para o disco incluem Guy Pratt e Tom Herbert no baixo, Adam Betts, Steve Gadd e Steve DiStanislao na bateria, Rob Gentry e Roger Eno nos teclados com arranjos de cordas e coros de Will Gardner. A faixa-título conta ainda com a participação do falecido teclista dos Pink Floyd, Richard Wright, gravada em 2007, num celeiro na casa de David. Algumas contribuições surgiram das transmissões em directo que Gilmour e família realizaram para uma audiência global durante os confinamentos de 2020 e 2021; Romany Gilmour canta, toca harpa e aparece na voz principal em ‘Between Two Points’. Gabriel Gilmour também canta como vocalista de apoio. A imagem da capa do álbum, fotografada e desenhada por Anton Corbijn, é inspirada numa letra escrita por Charlie Gilmour para a última música do álbum, ‘Scattered’. Sobre o trabalho com a sua família em ‘Luck and Strange’, David diz: “Polly e eu escrevemos juntos há mais de trinta anos e as transmissões em directo de Von Trapped mostraram a grande mistura da voz de Romany e da forma de tocar harpa e que levou-nos a um sentimento de descartar parte do passado a que me sentia obrigado e de que poderia descartar essas regras e fazer o que quisesse, e isso tem sido uma grande alegria. "
Sobre David Gilmour :
Amigo de Syd Barrett em Cambridge, David juntou-se a Syd, com Roger Waters, Richard Wright e Nick Mason, nos Pink Floyd no início de 1968, apenas para Syd abandonar o grupo cinco concertos depois. O enorme sucesso mundial subsequente dos Pink Floyd continuou após a saída de Roger Waters em 1985, com os álbuns A Momentary Lapse Of Reason e The Division Bell, ambos a atingir o primeiro lugar no Reino Unido e nos EUA, e digressões mundiais esgotadas. Rattle That Lock lançado em 2015 e o quarto álbum a solo de David, atingiu o primeiro lugar em 13 países. Em 2017, Live at Pompeii foi lançado como álbum e filme ao vivo .Foi gravado no Anfiteatro de Pompeia.
Sem comentários:
Enviar um comentário