Os usos da Literatura
por Eugénio Lisboa
“A literatura
instrui-nos, dá-nos prazer, educa-nos, abre-nos portas inesperadas para o mundo
e para dentro de nós, torna-nos inquiridores e aventureiros, escuda-nos contra
os pestilentos ratos de esgoto, mostra-nos que há tragédia mas, também,
momentos de alegria sublime, expõe-nos aos mais diversos rostos do amor, desde
a Assia, de Turguenev, por mim descoberta, na adolescência, passando pela
Natasha ou pela Karenina, de Tolstoi, pela pequena Jane Eyre, frágil, mas
firme, declarando, tremendo, a um portentoso Rochester: “We are equal!”, assim
pisando, pela primeira vez, um feminismo forte, destemido e não perverso, ou
pela inesquecível Gise, da grande saga francesa, de Martin du Gard, sem
esquecer as imortais protagonistas de Stendhal, Mme de Rênal e a esplendorosa
Sanseverina (e a Vanina Vanini?).
A literatura
torna-nos fortes, quando, mergulhando-nos nos mais fundos abismos da condição
humana, verificamos que, após tal mergulho, afinal, prevalecemos. Quando, com
catorze ou quinze anos, verifiquei, pela pena do grande O’Neill, que a América
triunfal e poderosa, se tornara herdeira dos grandes trágicos gregos e de um
dilacerado Strindberg, percebi que atravessar tudo aquilo e continuar vivo era
um milagre de força. Senti que valia a pena viver. O mesmo se passou com os
grandes romances e novelas de Dostoiewsky. Fiodor Sologub iniciou-me, sem me
destruir, nos mundos da loucura, por via do seu protagonista do perturbante
romance O DEMÓNIO MESQUINHO (na tradução portuguesa, A LOUCURA DE PEREDONOV).
Sally Salminen deu-me a vida inteira, num belo romance arrumado em ilhas
escandinavas. Hemingway deu-nos heróis e heroínas inesquecíveis, os horrores da
guerra e da guerra civil e a invencível fragilidade que se aninha nos peitos
mais fortes. Mas tentou “salvar-nos”, com uma singular promessa: o homem pode
ser destruído, mas não vencido.
Ler os
trágicos gregos, a seguir à morte do meu irmão, purgou-me e salvou-me, em vez
de me destruir. A tragédia lava e redime.
Os grandes
cómicos, Molière ou Wodehouse, encheram-me de sol e de água fresca. O grande
Pirandello fez-me rir, dilacerando-me e tornando-me desconfiado, isto é, prevenido.
Nesta altura
do campeonato, estou a ouvir o sussurro de um qualquer rato de esgoto: “Este
tipo quer-nos convencer de que leu tudo e mais alguma coisa.” Responderei, como
respondeu D’Annunzio a Gide: sim, li tudo, na esperança de encontrar finalmente
A OBRA-PRIMA.”
Eugénio Lisboa, em
17.07.2023
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