quinta-feira, 13 de abril de 2023

Tem fado na voz

"Ana Moura - Casa Guilhermina", o mais recente álbum da cantadeira Ana Moura, um disco com 14 temas e 4 interlúdios, que marca uma nova abordagem musical, como é apanágio de Ana Moura, inovar sem comprometer a sua génese fadista, o que tem sido uma constante, nomeadamente com o Desfado, com Moura e agora com Casa Guilhermina. Segundo o site tendencioso "festivaiscancao.wordpress.com", «Ana Moura tem fado na voz e isso nota-se sempre, mesmo quando canta temas com influências africanas ou árabes, o fado mora na sua voz.» 
A propósito deste seu novo disco, Aldina Duarte escreveu na sua página de Instagram: «CASA GUILHERMINA Ana Moura: este é o seu disco mais Ana e mais Moura de sempre. Não vou desistir de tentar “roubá-la” para o fado, palavra de fadista. E estou descansada, o fado nunca sairá dela, basta ouvi-la na Casa Guilhermina. Nem que fosse só pelo tema “Andorinhas”, para mim uma das melhores músicas da história da música popular portuguesa, este disco estava ganho. Mas não é só por causa deste grande tema, é por tudo o que está por dentro e à volta, e por todos que são parte deste novíssimo álbum da história da Ana Moura, que é, também, a nossa, seja lá como for. "

Ana Moura, em Janela Escancarada, do novo álbum Casa Gulhermina.  Janela Escancarada  é o tema com que o disco tem início. De Alberto Janes, com letra de Kalaf Epalanga e Toty Sa'Med, Ana Moura canta com os sintetizadores de Pedro Mafama, a guitarra de Ângelo Freire, a guitarra acústica de Pedro Soares, o baixo de André Moreira, as baterias e a co-produção de Pedro da Linha e Conan Osiris, e a percussão de Mário Costa.

   

 Ana Moura, em    Arraial Triste (Official Video), do novo álbum Casa Gulhermina. Produção e autoria de Pedro Mafama e Ana Moura
    
Ana Moura, em Calunga do novo álbum Casa Gulhermina.

 
  
Ana Moura, em Nossa Senhora Das Dores , do álbum Casa Gulhermina, de  José Luis Gordo e Carlos Macedo . À Guitarra: Ângelo Freire.  Acústica Guitarra: Pedro Soares. Baixo: André Moreira Percussão, Produtor  e Programador. Pedro da Linha .Co- Produtor e Engenheiro de mistura e gravação: João Bessa e Benjamin Savignoni.

1 comentário: