Não existe mais do que uma história: a história do homem. Todas as histórias nacionais não são mais do que capítulos de uma maior.
Rabindranath Tagore
Dois homens, duas nacionalidades, um russo e outro indiano, dão validade à real dimensão da história do homem. A Índia é mais um capítulo dessa história. Musa e pátria serve de inspiração e de leito para o coração de ambos.
Song of India, da Ópera Sadko, de Nikolai Rimsky-Korsakov, sobre fotos de Templos na Índia, pela Armenian Philharmonic Orchestra.
Nicolai Andreyevich Rimsky-Korsakov, Tikhvin, 18 de Março de 1844 – Lyubensk, 21 de Junho de 1908, foi um compositor, militar e professor russo. Era amigo de Balakirev e membro do Grupo dos Cinco, compositores liderados por Balakirev que pretendiam desenvolver uma arte musical autenticamente russa. A música de Rimsky-Korsakov, em grande parte baseada em temas do folclore russo, é famosa por sua orquestração brilhante e colorida. Foi mais tarde um professor importante, tendo Prokofiev e Stravinsky entre os seus alunos.
E a mesma composição, Song of India, de Rimsky Korsakov, na soberba voz de Aida Garifullina.
Sem comentários:
Enviar um comentário