Claustro do Convento de Santa Maria Novella, Florença |
Jardins de Salzburgo |
Albert Camus, in Cartas a um Amigo Alemão, Carta Terceira (Abril de 1944), Livros do Brasil, Lisboa
Praga, República Checa |
Catedral de Milão, Itália |
Li e ouvi, há alguns meses, por causa do trágico incêndio de Notre Dame, que somos todos Paris. É tempo de reassumir que somos ,por excelência e por devir , todos Europeus. Numa época de Brexit(s), de fundamentalismos segregacionistas , de rejeição do outro que vem acossado pela servidão , pelo medo, compete a todos e a cada um fazer emergir a alma do acolhimento, da compaixão, da tolerância , da Liberdade - a alma europeia.
E porque é tempo de uma trégua mais prolongada de Livres Pensantes, deixamos, em jeito de um " Até sempre", algumas peças musicais de grandes compositores europeus, que se tornaram icónicas.
Assim é a Europa , pátria maior, que nos permite apresentar génios da Alemanha, da República Checa, da Áustria e de Itália.
Que nos una, nos comprometa e nos deleite.
De Ludwig van Beethoven,Fantasia in C Minor, Op. 80, "Choral Fantasy": I. Adagio por Martha Argerich, sob a direcção do Maestro Seiji Ozawa e a Mito Chamber Orchestra.
Licenciado ao YouTube por WMG; UMPG Publishing e uma sociedade de direitos musicais.
Filmado por François Goethgebeur para a France2 TV / Stéphane Bern / ElectronLibreProduction
Wolfgang Amadeus Mozart pela virtuosa Mitsuko Uchida , em Piano Concerto K. 271, acompanhada pela Mozarteum Orchestra, regida pelo Maestro Jeffrey Tate, na Opéra de Berlim.
Sem comentários:
Enviar um comentário