DESCOBERTO NA GRÉCIA O TEXTO MAIS ANTIGO DA EUROPA
"A placa de argila cozida tem mais um século que as anteriores descobertas similares até agora feitas.
Uma placa de argila cozida com mais de 3.000 anos, considerada o mais velho texto escrito e decifrável da Europa, foi descoberta numa antiga “lixeira” do Peloponeso.
Encontrada durante escavações numa colina de Iklena, uma pequena aldeia do departamento de Messene, a 300 quilómetros de Atenas, esta placa é aparentemente “um documento financeiro” proveniente de uma antiga cidade do período micênico, explicou o arqueólogo, Michael Cosmopoulos.
A placa de argila cozida tem mais um século que as anteriores descobertas similares até agora feitas. “Trata-se da mais antiga placa descoberta na Grécia, logo, a mais antiga da Europa”, declarou arqueólogo que lecciona na Universidade norte-americana do Missouri.
“Numa das faces da placa figuram nomes e números e na outra um verbo que remete para o verbo confeccionar”, precisou o especialista.
A inscrição na placa é em Linear B, uma escrita utilizada pelos micênicos da Idade do Bronze (1600 a.C.), a época da guerra de Troia, descrita na “Ilíada”, de Homero.
As escavações, supervisionadas pela Escola de Arqueologia de Atenas e parcialmente financiadas pela National Geographic Society, começaram em 2006 e trouxeram à luz do dia as ruínas de uma grande estrutura com muralhas imensas, frescos e um sistema de drenagem avançado, datado de 1550-1440 antes da nossa era.
“A descoberta da placa sugere que a escrita é bastante mais antiga do que pensávamos até agora”, considerou o académico." in Rádio Renascença | Abril de 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário