domingo, 23 de novembro de 2025

Adenda a " Ao Domingo Há Música"

O poeta brasileiro Manoel de Andrade teceu um douto comentário à  rubrica "Ao Domingo Há Música". Pretendendo acompanhá-lo com três fotografias que não foram incluídas nesse espaço, juntam-se agora:





O comentário de Manoel de Andrade:

Parabenizo a editora por esta bela postagem. Tão providencial no atual e angustiante contexto geopolítico da Ucrania, tão mutilada. Taras Chevtchenko, um artista iluminado, memória imperecível no renascimento cultural do povo ucraniano no século XIX. Foi o cantor da liberdade influenciando a consciência libertária do seu povo e cujas ideias inspiram até hoje a luta pela soberania da Ucrania. Temos, em Curitiba, uma estátua do poeta numa Praça com seu nome.
E na minha biblioteca, tenho um tesouro: uma edição bilíngue comemorativa aos 200 anos do seu nascimento, publicada pelo Consulado Honorário da Ucrânia no Paraná.Contanto com a tua generosa permissão, trago toda a expressão do poema Testamento, que você publicou os primeiros versos.
Em alguma página já escrevi que os poetas não morrem jamais, seguem vivos no lirismo e na magia dos seus versos, na memória agradecida dos povos e nos registros indeléveis da História.
Manoel de Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário