Montserrat Caballe, em " Un bel di vedremo" (Madame Butterfly), de Giacomo Puccini ,acompanhada pela London Symphony Orchestra sob a direcção do Maestro Sir Charles Mackerras .
Madame Butterfly , Coro a boca cerrada de Giacomo Puccini. Concierto Voces para la Paz 2010, com o Maestro Miguel Roa, no Auditório Nacional de Música. Madrid, 13 de Junho de 2010.
Giacomo Puccini |
"Nascido em 22 de Dezembro de 1858 (Luca-Itália), Giacomo Puccini veio de uma família tradicional da música e iniciou os estudos bem cedo, porém sempre foi considerado um estudante indisciplinado. Começou a aprender órgão, mas, aos 16 anos, ao assistir a uma apresentação de “Aida", de Verdi, decidiu ser compositor de óperas. É considerado um dos grandes compositores da ópera realista italiana, criada no século XIX por Vicenzo Bellini e Giuseppe Verdi. As três óperas mais populares de Puccini, “La Bohème” (1896), “Tosca” (1900) e “Madame Batterfly” (1904), foram compostas na época em que Puccini atingira a maturidade criativa.
“La Bohème” foi baseada num libelo de Henry Murger, é considerado o trabalho mais famoso de Puccini e um dos melhores da ópera romântica.
Com “Tosca”, Puccini flui para o melodrama histórico que foi bem recebido pelo público romano.
“Madame Butterfly”, baseada no drama de David Belasco, não foi bem recebida no La Scala, só depois de algumas alterações se tornou um grande sucesso no Teatro Grande de Brescia.
Centradas na figura feminina e, baseadas em trágicas histórias de amor, as três óperas caracterizam-se pela perfeita articulação entre texto e música, profunda dramaticidade e melodias românticas O estilo de composição de Puccini seguiu a tradição operística de Verdi. As suas óperas incluem vários temas. As histórias das heroínas, que se dedicam de corpo e alma aos seus amantes, geralmente com um fim trágico são as mais comuns . Algumas das árias mais conhecidas pelo grande público também foram escritas por Puccini, como "O Mio Babbino Caro", “Che Gelida Manina”, “Si chiamono mimi”, e “Quando m'en vo”.
Giacomo Puccini morreu a 29 de Novembro de 1924 (Bruxelas.- Bélgica), em decorrência de um cancro na garganta. Estava a compor a ópera “Turandot”, que ficou inacabada. A obra foi finalizada por Franco Alfano, que se baseou nos escritos do compositor. Embora o seu nome esteja ligado às óperas, Puccini também compôs em outros estilos, como obras sacras, incluindo uma missa e um requiem, diversas composições para coral, piano e várias composições instrumentais, entre outras.” Caderno de Música
Sem comentários:
Enviar um comentário