Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2017
A Fundação Inês de Castro atribuiu o prémio de carreira, Tributo de Consagração ao escritor Eugénio Lisboa.
Eugénio Lisboa é autor de uma longa e multifacetada obra que se estende pela Poesia, Ensaio, Crónica, Crítica Literária até à magnifica obra memorialística, - "Acta Est Fabula". Uma obra composta por sete volumes, cujo último tomo foi editado em Novembro de 2017.
Eugénio Lisboa nasceu em Lourenço Marques , a 25 de Maio de 1930 . É um nome maior da Literatura, um arguto e excepcional intelectual, um relevante e extraordinário homem da Cultura. Dotado de uma vivacidade imperecível, continua um dinâmico e prolífico escritor que não cessa de produzir . No prelo, desenha-se uma nova obra a que outras se seguirão.
Nesta 11ª edição, o Prémio Literário Fundação Inês de Castro recaiu sobre o livro de poesia "Tardio" de Rosa Oliveira.
"O júri da edição de 2017 foi constituído pelos professores, escritores e ensaístas José Carlos Seabra Pereira, Mário Cláudio, Isabel Pires de Lima, Pedro Mexia e António Carlos Cortez. A organização informa, em comunicado, que “Cláudio votou em “A queda de um homem”, de Luís Osório, e Mexia em “Hoje estarás comigo no Paraíso”, de Bruno Vieira Amaral”.
O galardão será entregue numa cerimónia marcada para sábado, no Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra. Rosa Oliveira receberá um troféu da autoria do escultor João Cutileiro, enquanto o seu livro "Tardio" será apresentado por António Carlos Cortez.
Pedro Mexia proferirá uma palestra sobre a obra de Eugénio Lisboa.
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário