Portugal tem uma das dez atracções mais excêntricas da Europa.
Descubra qual é.
O jornal britânico elaborou uma lista com as dez atracções mais excêntricas da Europa. Uma delas são os jardins do Palácio de Monserrate, em Sintra. Conheça as restantes.
Mais uma vez, Portugal continua a estar nas bocas do mundo. Desta vez, pelas suas atracções turísticas de Natureza. Numa lista publicada pelo The Guardian (conteúdo em inglês), é em Sintra que está uma das dez atrações mais excêntricas da Europa. Os jardins de William Beckford, no Palácio de Monserrate, estão entre as atracções aconselhadas aos viajantes que queiram visitar locais mais peculiares.
Palácio de Monserrate, Sintra
Na pitoresca vila de Sintra, encontramos o Palácio de Monserrate com jardins que merecem destaque a nível internacional. “Como se Sintra já não fosse suficientemente excêntrica”, começa por ler-se no artigo. “Cascatas, cursos de água acompanhados por arcos de fachada gótica, uma capela e uma enorme colecção de plantas” são alguns dos pontos de maior relevo, somado a “tudo o que se come ou se bebe é esplêndido“. Com uma chamada de atenção para o estado actual do palácio, que “já viu dias melhores”, não deixa passar em branco “os concertos na sala de música bastante original”.
Mina de sal, Roménia
Descrita pelo The Guardian como “uma experiência surreal“, a Salina Turda é uma mina de sal, na Transilvânia, localizada a 120 metros de profundidade. Foi construída no século XVII e usada, ainda que por pouco tempo, durante a Segunda Guerra Mundial como abrigo das bombas. Mais tarde, tornou-se numa espécie de armazém para queijo, tendo sido convertida recentemente num parque temático subterrâneo, com uma roda gigante, campo de mini-golfe, pista de bowlling e ping-pong. Para além disso, os utilizadores podem ainda explorar a mina através de barcos a remo no lago subterrâneo.
Museu do Porco, Alemanha
Bastante peculiar é, também, este museu alemão. Localizado em Stuttgart, o Schweine Museum é um museu localizado num antigo matadouro e que tem expostos cerca de 50 mil produtos relacionados com o mundo suíno, espalhados por três andares e 25 salas. O museu é destinado especialmente ao público infantil, com objectos escondidos ou visíveis apenas através de pequenas janelas que devem ser abertas. O britânico destaca ainda o restaurante do museu, “onde a carne de porco e o presunto dominam o menu, obviamente”.
Fontes do Truque do Palácio de Hellbrunn, Áustria
Criadas pelo príncipe arcebispo de Salzburgo, as Trick Fountains no Palácio de Schloss Hellbrunn, também conhecidas como “fontes-truque”, tinham como objectivo enganar os convidados da realeza. À volta de uma enorme mesa de banquete, existiam jactos de água colocados propositadamente para os visitantes mais desprevenidos. Hoje, a tradição mantém-se e, sem estarem à espera, as pessoas que se sentam na mesa são apanhadas de surpresa com jactos de água que saem do subsolo. O jornal destaca ainda “os passeios pelos belos jardins”, óptimos para um “dia caloroso de verão”.
Casas de banho com vista para a montanha, Andorra
Este é, talvez, o local mais estranho de todos. Se passar em Andorra, a vista estará lá à sua espera. Na estância de ski de Grandvalira, há uma casa de banho totalmente fora do comum. Quando usada oferece uma vista única para a montanha. “Do lado de fora tem vidros reflexos mas, no interior, os vidros são transparentes“, escreve o The Guardian. Apesar de ser “um pouco desconfortável no início”, o jornal garante que facilmente o viajante se habitua.
Museu da Aviação, França
Espalhados pelos jardins do Castelo de Savigny-lès-Beaune, na região francesa de Borgonha, há cerca de inúmeras aeronaves disponíveis para serem apreciadas pelos mais curiosos. Desde helicópteros, um hovercraft, e vários motores com centenas de anos, há “milhares de modelos de veículos” expostos, culminando numa experiência “estranha, mas fascinante”, lê-se no artigo.
Torre de televisão Žižkov, República Checa
“Votado como o segundo edifício mais feio do mundo”, a torre Žižkov não deixa de ser excêntrica para o jornal britânico, pelo “interessante desvio da arquitectura histórica do centro da cidade” de Praga. No seu interior há um miradouro e um restaurante, acompanhado de um bar de cocktails que “serve misturas deliciosas em tubos de ensaio”. No topo, os visitantes podem apreciar as vistas da cidade, sentados em assentos de vidro pendurados no tecto.
Museu do Cogumelo, França
Este local foi descoberto pelo The Guardian durante um passeio familiar. Localizado na Cave des Roches, a leste de Tours, esta atracção envolve “um fascinante e bizarro passeio entre cavernas pelo mundo dos cogumelos franceses“. Outrora uma antiga pedreira, este Museu dos Cogumelos tem sete níveis subterrâneos para explorar, capazes de tornar qualquer visitante num fã deste fungo.
Museu do Gato, Holanda
Localizado em Amesterdão, este museu dedicado especialmente aos gatos cativou o jornal britânico, pela “exploração do papel do gato na arte e na cultura ao longo dos séculos”. Especial destaque para o felino JP Morgan que inspirou o fundador, Bob Meijer, a criar este museu e que, no seu 15º aniversário, recebeu notas de dólar dos Estados Unidos em sua homenagem, com a cara de um gato ao invés do rosto de George Washington.
Parque de Esculturas, Lituânia
O último elemento desta lista fica no sul da Lituânia, num “cenário bonito de floresta”. Espalhados por um jardim imenso estão várias esculturas em homenagem a nomes conhecidas da era soviética, como Marx, Stalin e Lenin, que foram “resgatadas depois de terem sido abandonadas pelo dono após a queda do comunismo”, escreve o The Guardian.
Sem comentários:
Enviar um comentário