Aleppo antes da guerra
"No meio da guerra em Aleppo, um homem trabalha incansavelmente para resgatar e preservar a memória da cidade síria, devastada pela batalha entre as forças leais ao presidente Bashar Al-Assad e grupos rebeldes que querem derrubá-lo.
Há pouco mais de 10 anos, Alaa al-Sayyed fez uma descoberta fascinante no porão da casa dos pais de sua esposa. Ninguém entrava naquele quarto havia anos, possivelmente décadas.
Entre as lembranças familiares, ele encontrou mais de 100 fotografias tiradas pelos irmãos Wattar - antepassados de sua esposa - ilustrando cenas do quotidiano de Aleppo, nas décadas de 1920 e 30, quando a Síria era controlada pela França.
"Quanto mais eu pesquisava a história das imagens, mais profundamente eu mergulhava na história de cada bairro e na construção da cidade", conta.
Em 2010, Al-Sayyed publicou o livro Aleppo's History in Pictures ("A História de Aleppo em Fotos", tradução livre para português) - e dois anos depois a guerra da Síria começou. Cada granada que era lançada em sua cidade natal, cada bomba que explodia, ele se sentia pessoalmente atingido.
Em 2013, quando várias bibliotecas foram incendiadas e destruídas, ele se viu obrigado a reagir. Sua missão passou a ser fazer cópias digitais de cada fotografia e documento histórico que encontrava, cadastrando-os on line para a posteridade
Al-Sayyed |
Al-Sayyed já visitava bibliotecas e digitalizava documentos históricos havia alguns anos, mas intensificou suas atividades com a ajuda de três estudantes voluntários. Em 2014, eles lançaram o Arquivo Nacional de Aleppo, usando uma página no Facebook para divulgá-lo."BBC Brasil
Leia o artigo completo.
Sem comentários:
Enviar um comentário