A MARAVILHA DA VIDA E O HORROR DA VIDA (cont.)
Por Eugénio Lisboa
"O meu convívio com
Alberto de Lacerda viria a reatar-se, de modo algum tanto errático, em Lisboa,
entre 1947, ano em que aqui cheguei, vindo de Moçambique, e 1951, ano em que
ele partiu para Londres, onde, para sempre se fixaria. E retomou-se, em Londres,
onde eu próprio vivi, entre 1978 e 1995. Foi aqui que mais e mais frutuosamente
(para mim, e espero que também alguma coisa, para ele) convivemos.
Os seus textos de prosa na Távola, a sua poesia, também na Távola, mostravam-me requintes de leitura, sensibilidade e inteligência crítica que me deslumbravam e quase me ofuscavam. Eu lia outras coisas, fazia outras descobertas: Gide, Proust, Ibsen, Shaw, Bunine, Tcheckov, Régio, Shakespeare, Baudelaire, Montaigne, Goethe... Mas invejava a agilidade, a fulgurância, a subtileza, a ironia acerada do Alberto. Depois, um dia, desapareceu. Fora para Londres. Viria a reencontrá-lo, em 1963, em Lourenço Marques, para onde eu regressara, em 1955. Fora ali, em revisita, uma revisita que nada queria ter de saudosista: “Não vim à procura de nada / Nem de saudades que não tenho / Nem da carga do tempo perdido / Nem de conflitos sobrenaturais / Do tempo e do espaço / [...] / Vim para ver / Para ver de novo / Para contemplar sem perguntas / Não vim à procura de nada / Um rio não se interroga / O vento não se arrepende”. Viajou por Moçambique inteiro, fez um extraordinário recital de poesia na Câmara Municipal de Lourenço Marques (lembro-me, com particular emoção, das suas leituras de Camões, Herberto Helder e Manuel da Fonseca) e demorou-se, com êxtase criativo, na sua Ilha de Moçambique, onde nascera trinta e cinco anos antes:
Em Lisboa, lembra-me
sobretudo o Alberto que nos aparecia lá para os lados da Alameda Afonso
Henriques e arredores, onde vivíamos eu, o Alberto Parente (que, por essa
altura ainda poetava) e o Nuno Ribeiro, ambos de Moçambique e ambos com
apetências culturais muito vincadas.
O Alberto vinha feito
caixeiro-viajante da Távola Redonda e dos livros da Sophia, que nos vendia, com
grande empenho e um discurso “de apoio” sabiamente persuasivo.Falava-nos de poesia
portuguesa e francesa, de música (eu
acabara de descobri-la, com Mozart), de pintura e da vida cultural em Lisboa,
sobre a qual exercitava o seu minucioso conhecimento e a sua ácida ironia.(...)Os seus textos de prosa na Távola, a sua poesia, também na Távola, mostravam-me requintes de leitura, sensibilidade e inteligência crítica que me deslumbravam e quase me ofuscavam. Eu lia outras coisas, fazia outras descobertas: Gide, Proust, Ibsen, Shaw, Bunine, Tcheckov, Régio, Shakespeare, Baudelaire, Montaigne, Goethe... Mas invejava a agilidade, a fulgurância, a subtileza, a ironia acerada do Alberto. Depois, um dia, desapareceu. Fora para Londres. Viria a reencontrá-lo, em 1963, em Lourenço Marques, para onde eu regressara, em 1955. Fora ali, em revisita, uma revisita que nada queria ter de saudosista: “Não vim à procura de nada / Nem de saudades que não tenho / Nem da carga do tempo perdido / Nem de conflitos sobrenaturais / Do tempo e do espaço / [...] / Vim para ver / Para ver de novo / Para contemplar sem perguntas / Não vim à procura de nada / Um rio não se interroga / O vento não se arrepende”. Viajou por Moçambique inteiro, fez um extraordinário recital de poesia na Câmara Municipal de Lourenço Marques (lembro-me, com particular emoção, das suas leituras de Camões, Herberto Helder e Manuel da Fonseca) e demorou-se, com êxtase criativo, na sua Ilha de Moçambique, onde nascera trinta e cinco anos antes:
Ó Oriente surgido do mar
Ó minha Ilha de Moçambique
Ó minha Ilha de Moçambique
Perfume solto no oceano
Como se fosse em pleno ar
Ou ainda:
Ilha onde os cães não
ladram e onde as crianças
brincam
No meio da rua como peregrinos
Dum mundo mais aberto e cristalino
Ou ainda, num dos seus excessos
magnificamente dominados:
Ó corpos dados com melancolia
Às melodias do meu ardor!
Ó pretas lindas! Ponta da Ilha!
Vestem soberbos panos de cor.
Deles se despem com grã doçura,
Vénus despida do próprio mar.
É com doçura que negras, lindas,
Desaparecem no meu calor.
Em Vila Cabral, dedica um poema
corajoso a Mouzinho de Albuquerque, nem politicamente correcto, nem
colonialmente apologético, apenas um “retrato” prodigioso do personagem, num
equilíbrio de sombras e de luzes, naquela espécie de “justiça” que a arte sabe
fazer, porque sabe compreender:
Tinhas o germe
odioso dos tiranos
O fogo sinistro da intolerância
Mas que era feito de uma só palavra
Herói soberbo
Ó árvore gigantesca
Que tu próprio
abateste
Em vez dos
deuses
Que te contemplam a distância
Juntar no mesmo personagem o “odioso
dos tiranos” e o “herói soberbo”, eis um tipo de justiça que só os grandes da
imaginação costumam saber fazer – para eterna celeuma dos futuros leitores
(disto, efectivamente, se fazem, depois, as “discussões” e as “teses” mais ou
menos estéreis, porque argumentam inutilmente com a força afirmativa e
contraditória da vida – que os poetas tão bem intuem).
Mas foi em Londres, repito, entre 1978
e 1995, que o nosso convívio se apertou. Não durava, nos primeiros tempos, o
ano todo, porque o Alberto se dividia, por essa altura, entre a América e a
Inglaterra. Mas, quando os seus compromissos americanos cessaram, estava quase
sempre em Londres, fora uma ou outra saída, por pouco tempo. Vinha à embaixada
com regularidade e saíamos para almoçar, quase invariavelmente, numa cafeteria
simpática, no Habitat, de King’s
Road. As conversas não eram nunca
repetitivas: o Alberto tinha uma variadíssima paleta de interesses, uma
originalidade de visão e um apetite de vida que lhe não permitiam repetir-se
cansativamente. Excepto quando falava de Portugal e dos portugueses. De cada
vez que vinha a Lisboa, para reencontrar amigos e lugares, regressava a Londres
como uma vespa assanhada. Tinha dificuldade em perceber ou, pelo menos, em
aceitar que caía em Lisboa, no meio de agendas já fixadas e compromissos já
assumidos, que tornavam inviável uma disponibilidade total e imediata. Isto feria-o mortalmente, como uma traição.
Vigiava, com acinte, os gestos da pessoa
com quem estava: se os olhos se desviavam, mesmo discretamente, para o
relógio de pulso, a controlar o tempo, estava o caldo entornado. Deixava-o
igualmente perplexo e, aqui, com mais do que alguma razão, a pouca curiosidade
mostrada por amigos e conhecidos portugueses, relativamente à sua vida em
Londres, à vida em Londres: embrenhados na intriga paroquial lusíada, que
tinham como centro do mundo, falavam, com deleite, de casos e escândalos
locais, não revelando a mínima curiosidade por Londres, pela vida cultural de
Londres, por tudo quanto não eram as conspirações vigentes na aldeola lusitana.
Observei-lhe, várias vezes, que não entendia, visto isso, por que insistia em
visitar Portugal. Claro que era o país da língua dele, onde tinha familiares e
velhos amigos (cada vez menos); mas, se as pessoas e a sua maneira de estarem
no mundo o indispunham de modo tão visível, para quê teimar?
Havia nele contradições insanáveis,
velhos fantasmas não exorcizados, ressentimentos não aplacados e um desejo
quase mórbido de ir lá, ou antes, vir
cá, para se poder, convenientemente... indignar. E havia também , nele, algumas
cegueiras e ingenuidades. Um dia, por exemplo, à saída da cafeteria do Habitat, enquanto esperávamos pelo
autocarro, vestiu, de repente, um ar solene e meio embaraçado e disse-me que
“me devia” uma explicação ou uma confissão. Fiquei alarmado... Que viria dali? Esclareceu:
éramos amigos havia tanto tempo e nunca me dissera a verdade acerca de si
próprio: era homossexual! Não pude deixar de sorrir e respondi-lhe: “Meu caro
Alberto, ainda tu não sabias que eras e já eu sabia que eras...” Olhou-me, meio
aliviado, meio intrigado: “Era assim tão visível?” Claro que era, mas fugi à
verdade: “Acho que não. Mas talvez eu fosse perspicaz...” A verdade é que,
quando o reencontrara em Lisboa, entre 1947 e 1951, tornara-se para mim claro
que o Alberto ainda ignorava a sua verdadeira natureza. Teve até uma paixão
fortíssima – e suponho que mantida secreta – por uma grande poetisa portuguesa:
alguns dos seus versos alimentam-se dessa pulsão heterossexual embora, mais do
que provavelmente, platónica e, com alguma probabilidade, ignorada pelo seu
objecto.
Mas foram as suas animadas conversas
prodigiosamente alimentadas pelo seu convívio apaixonado com a literatura, a
pintura, a escultura e a música, e não pouco pelo seu variado comércio com
alguns figurões do mundo universal da cultura – que me deram um dia a ideia de
propor ao então Presidente do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa,
Fernando de Mello Moser, a criação de qualquer coisa como um lugar de
super-leitor ou animador cultural, para todo o Reino Unido ou até extensível a
outros países, para o homem cultíssimo e excelso conversador que era o Alberto:
o qual meteria num chinelo, perdoe-se-me a expressão popular, tanto leitor
afligido de fastio ou de pouca capacidade de comunicação. O Alberto poderia,
sugeri eu, passar períodos de 3 meses – ou de 2 meses, a ver – em cada
universidade, semeando saber, entusiasmo, sedução cultural. Mello Moser,
personalidade que não esquecerei – pela competência, sensibilidade, integridade
e elegância moral – mostrou-se sensível à proposta, gostou até francamente da
ideia e prometeu ir ver a volta burocrático-jurídico-administrativa que poderia
dar-lhe. Morreu, infelizmente, pouco depois e nunca mais me pareceu haver
abertura para reincidir na proposta. Ficou-me a consolação de ter-se tornado possível,
graças à pronta intervenção, a meu pedido, de Teresa Patrício de Gouveia, a
atribuição de um subsídio de mérito cultural que veio, até certo ponto, ajudar,
somado à magra reforma que lhe ficara das suas incursões universitárias nos
Estados Unidos (Austin, Nova Iorque, Boston), a ter uma velhice um pouco menos desprovida. Aproveito para
esclarecer que, ao contrário do que já tem sido dito, Alberto de Lacerda não “morreu na miséria”, tal como Fernando
Pessoa se não extinguiu “vadio e pedinte”. Os mitos miserabilistas têm, entre
nós, circulação afortunada mas nem sempre correspondem à verdade dos factos.
Alberto não viveu folgadamente mas também não cortejou a miséria: comprava
livros, ia a concertos e exposições e teve, felizmente, bons amigos que o
apreciavam e acarinhavam. A vida teve, para ele, maravilhas e horrores. Não
será um pouco o caso de quase todos nós? Uma das maravilhas que na vida lhe
aconteceu foi, com excepção dos últimos dois ou três anos da sua existência, a
cidade de Londres, que se tornaria, para si, como disse, numa das elegias de
Londres, a “cidade entre todas bem amada”, “Londres / Centro exacto / Da
liberdade” : foi ali que, finalmente, se sentiu em casa, fazendo, feliz, ainda
na velhice, a eterna, poupada vida de estudante, indo ainda cedo, pela manhã,
para o Picasso, na King’s Road,
carregado de jornais e da vontade de implicar com tudo o que interferisse com o
seu desejo de estar à mesa, a ler, sossegado, sem interposições sonoras de
rádios ou televisões...Ali fruiu, com intensidade, com continuidade, com
sofreguidão, o que há de melhor no mundo, em pintura, em escultura, em música,
em ballet, em teatro declamado, em literatura, em convívio civilizado com
tantos dos seus pares.
O desencanto é, contudo, o companheiro
certo do envelhecer: como se a aproximação da morte nos induzisse a começarmos
a pôr defeitos àquilo que iremos em breve
abandonar : nos últimos tempos, ao telefone, o Alberto dizia-nos, com
amargura, do pesadelo em que Londres se lhe estava a tornar. “Aquilo” já pouco
ou nada tinha que ver com a “cidade entre todas bem amada”. É bem certo: quando
morremos, esboroa-se também o mundo à nossa volta...
Falando da obra de Giacometti, por
altura da morte deste, num texto – “Notações” – publicado no Notícias de Lourenço Marques, em 26. 2.
1966, Alberto escrevia: “Eu esperava coisas ainda mais sublimes, simplicidades
ainda mais misteriosas”. Já em data anterior, 21. 10. 1965, e no mesmo jornal,
escrevera: “É preciso redescobrir a elegância. Mas por dentro”. E logo a
seguir: “A elegância é uma raiz. Não é um ornamento”. Elegância e simplicidade.
Eis dois vectores fundamentais que compõem o polígono de forças que suporta a
obra singularmente profunda e transparente do autor de Palácio. Simplicidade: ele sempre a defendeu, como o outro único
lado possível da profundidade. Por isso abominava o jargon pacóvio e “snob” de tanto crítico
palrador, obscurantista e pouco sensível à verdadeira poesia. Num texto
publicado ainda no Notícias de Lourenço
Marques, em 6. 4. 1966, escrevia isto: “O autor de Seven Types of Ambiguity [William Empson] tem o poder raro de
conseguir profundidade de pensamento expressa de uma maneira lisa, directa,
elegante. E incapaz de pedantaria [...]”. Toda a obra de Alberto de Lacerda –
poesia, ensaio, crónica – é uma eloquente homenagem à profundidade transparente
e elegante, ao horror desmedido à pedantaria e ao indecifrado mistério da
simplicidade.” Eugénio Lisboa
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