Um pouco de história
Por Carlos Heitor Cony
DE SÃO PAULO
“Descoberto
em 1500, o Brasil tem um tempo próprio, que o distingue de outros países.
Quando os portugueses aqui chegaram, nossos índios viviam na Idade da Pedra. O
período colonial equivaleu à nossa Antiguidade e os dois reinados fizeram a vez
de nossa Idade Média.
Com a
república no final do século 19, entramos no que seria a Idade Moderna, mas não
a Idade Contemporânea. Nada de estranhar, portanto, que oito anos após a
vitória republicana, em 1889, fosse fundada a Academia Brasileira de Letras, em Julho de 1897, com alguns séculos de atraso em relação a seu modelo, a Academia
Francesa.
Na própria
França, o gosto literário e a liturgia social haviam mudado, e numa época em
que Baudelaire, Mallarmé e Rimbaud rompiam com a ética conservadora e a
estética tradicional da literatura, no Brasil ainda se cultuava o parnasianismo
rebuscado, o romantismo enviagrado.
Mesmo assim,
a ABL representou um estágio superior na história cultural do país. Ali se reuniram
os melhores escritores da época, ao lado de alguns notáveis de nossa vida
pública --herança da própria Academia Francesa.
Um exemplo
ilustra a tradição de academizar os notáveis. Joaquim Nabuco, um dos
fundadores, sugeriu a Machado de Assis o nome do Barão do Rio Branco, ministro
das Relações Exteriores, certamente o homem mais importante daquele tempo.
Machado hesitou, alegando que o barão não tinha livro publicado, nada escrevera
até então. Nabuco argumentou: "Rio Branco está escrevendo o mapa do Brasil".
E o barão tornou-se académico.
Pouco a
pouco, historiadores e sociólogos, e não apenas críticos literários, começam a
absorver a fundação da ABL, entre os fatos marcantes da República
recém-instaurada. Com efeito, a ideia de uma academia de letras ou de artes
sempre pareceu associada aos regimes monárquicos, e o Brasil foi monarquia
constitucional desde a sua independência, em 1822.
Atravessou os
dois reinados, o de Pedro 1º e Pedro 2º, sem que nenhum brasileiro articulasse
seriamente um movimento académico embora o fato literário, em si, tenha sido
dominante na historia da nação, desde os tempos em que era colónia de Portugal.
O próprio D. Pedro 2º tinha pretensões de poeta, ligou-se aos intelectuais e cientistas de
sua época, tanto no Brasil como no exterior, mas nunca lhe ocorreu fundar ou
patrocinar uma Academia Real (ou Imperial) de Letras ou de Artes. Circulam até
hoje sonetos de sua autoria, que alguns atribuem a amigos do imperador, como
Carlos de Laet, por sinal, um dos primeiros integrantes da futura Academia
"Brasileira" de Letras.
Certo que não
houve qualquer conotação política na sua fundação. A ideia de congregar
escritores num cenáculo não foi de Machado de Assis, que para todos os efeitos
ficou como pai da ideia e dela se apossou, não por vontade própria, mas por
mérito e circunstância.
A semente que
produziria a futura "Casa de Machado de Assis" foi lançada por Lúcio
Mendonça, um jurista, membro do Supremo Tribunal Federal, e homem dedicado às
letras mas sem o carisma literário que, na época, somente Machado possuía.
A Academia
não se fundou às custas nem sob as benesses do governo, até hoje mantém uma
cordial distância do poder político e económico Ao mesmo tempo em que elege
partidários da situação, igualmente escolhe adversários dos diversos regimes
que o país vem atravessando em sua fase republicana.
No seio da
agremiação, tiveram assento monarquistas, anarquistas, positivistas, católicos
praticantes, comunistas, integralistas --um mosaico até certo ponto divertido
do ponto de vista social e político.
Sem falar nas
diversas correntes da literatura propriamente dita, desde os classicistas e
parnasianos, como Ruy Barbosa, Coelho Neto, Alberto de Oliveira e Olavo Bilac,
até modernistas, como Manuel Bandeira, Jorge Amado, José Lins do Rego e Menotti
del Pichia, sem falar nos outsiders, como Guimarães Rosa e João Cabral de Melo
Neto.“ Carlos Heitor Cony em Artigo de
Opinião, publicado na Folha de S. Paulo, em 8/03/2013
Carlos Heitor Cony é o "quinto
ocupante da Cadeira nº 3 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 23 de Março de 2000, na sucessão de Herberto Sales e recebido em 31 de Maio de 2000
pelo académico Arnaldo Niskier.
Carlos Heitor
Cony nasceu no Rio de Janeiro em 14 de Março de 1926. Fez Humanidades e o curso de Filosofia..
Em 1952 é redactor da Rádio Jornal do Brasil. De 1958 a 1960 é um dos jovens escritores
que colaboram no SDJB (Suplemento Dominical do Jornal do Brasil), com contos,
ensaios, traduções. Em 1961 começa a trabalhar no Correio da Manhã, do qual foi redactor cronista, editorialista e editor. Com a revolução de 1964 é preso
várias vezes e passa um período na Europa e em Cuba. Numa das prisões (em
1965), teve como companheiros, entre outros, Flávio Rangel, Glauber Rocha,
Antonio Callado, Mário Carneiro, Jayme Azevedo Rodrigues, Márcio Moreira Alves,
Thiago de Mello e Joaquim Pedro de Andrade.
Colabora por
mais de 30 anos na revista Manchete e dirigiu Fatos & Fotos, Desfile, Ele
Ela. De 1985 a 1990, foi director de Teledramaturgia da Rede Manchete,
produzindo e escrevendo sinopses das novelas A Marquesa de Santos, D. Beja,
Kananga do Japão. Em 1993 substitui a Otto Lara Resende na crónica diária do
jornal Folha de S. Paulo, do qual é membro do Conselho Editorial. É
comentarista diário da CBN, participando do Grande Jornal com o programa
“Liberdade de Expressão”.
Ganha duas
vezes o Prémio Manuel António de Almeida, com os romances A Verdade de Cada
Dia, em 1957, e Tijolo de segurança, em 1958.
Prémio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra, em
1996.
Prémio Jabuti
de 1996, da Câmara Brasileira do Livro, pelo romance Quase memória.
Prémio Nacional Nestlé de Literatura de 1997, pelo romance O piano e a orquestra.
Prémio Jabuti
de 1997, pelo romance A casa do poeta trágico.
Prémio Jabuti
2000, concedido ao Romance sem palavras.
Os romances
Quase memória e A casa do poeta trágico ganharam o Prémio “Livro do Ano”, em
1996 e 1997, conferido pela Câmara Brasileira do Livro.
Recebeu do
governo francês a Ordre des Arts et des Lettres (1998 – Paris)".Fonte: ABL
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